VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

041 - Nossas Historias - Memoria varzealegrense

Lourival Frutuoso
Lourival Frutuoso de Oliveira.

Numa eleição para prefeito em Várzea Alegre onde Lourival Frutuoso disputava com Hamilton Correia, Zé de Totô, o conhecido Zé Gatinha, a mando de Lourival foi a cidade de Farias Brito e truxe uma rural lotada de eleitores para tentar votar em Lourival.

Os fraudadores já estavam na fila com a senha na mão, quando um fiscal de Hamilton notou foi denunciar ao presidente da sessão que imediatamente mandou chamar o juiz, que já chegou acompanhado do promotor e três soldados.

Em seguida foi feita a apreensão dos fraudadores com os títulos da comarca vizinha. Houve um princípio de tumulto dos fiscais de partido e o Juiz então interditou a sessão.

Nesse momento um dos rapazes falou em alto e bom som na presença das autoridades. Só na Rajalegue mermo uma besteira dessas, apois hoje nós já votemo na Ponta da Serra, Dom Quintino e im Farias Brito e num teve essa friscura.

Mundim do Vale.



Um comentário:

  1. Memória Varzealegrense da gosto ler. Sempre passo por aqui e fico encantado com tantas histórias. Meus parabéns a equipe que faz esse bem feito trabalho, não deixa de ser grandes homenagens aos nossos conterrâneos.

    Wiliam T. Rocha

    ResponderExcluir