VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

036 - Nossas historias - Memoria varzealegrense


Raimundo Alves Bitu, o conhecido Doca Bitu, era um homem muito trabalhador, um comerciante passado na casca do alho. Passar a perna no Doca era coisa impossível. Dizem até que quando perdia em algum negocio, sua esposa Rita desfazia a negociação alegando que o marido era doente mental, mas quando tinha lucro - estava tudo muito bem, não tinha nada de doido.

No inicio da década de 70 do século passado, Doca guardou todo algodão proveniente da safra e de compra, estava com os armazéns intupetados.

Foi procurados pelos diretores de uma cooperativa que passaram duas longas horas explicando o sistema de compras dos cooperados. Diziam: nós recebemos seu algodão, fornecemos documento, damos garantia do melhor preço, porem o fechamento financeiro só no final do ano quando fizermos o balanço geral,e,quando for apresentado os lucros totais. Repetiram essa lenga lenga para Doca umas dez vezes. Para finalizar um deles disse: O senhor entendeu bem como são os nossos negócios? Então, Doca arrematou: 

"Truvero o dinheiro"?

Memória Varzealegrense
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário