VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Várzea-Alegre homenageia seu filho ilustre.



Dez anos depois de seu desaparecimento, Padre Antônio Batista Vieira  será homenageado  em Várzea-Alegre sua terra natal. Nada mais justo. Diante de tão magnânimo acontecimento lembrei-me de dois  episódios do meu conterrâneo.

Em 1989, estava presidente do Lions Clube de Crato Centro e, recebi a visita do Padre que  me pedia coordenar uma reunião com todos os clubes de serviços da cidade para ele expor  seu projeto de defesa do Jumento. O encontro foi realizado em minha casa com  grande participação.

Já em 1986, o então governador do Ceara Gonzaga Mota foi a casa  do Padre Vieira exclusivamente  convidá-lo para ser  candidato a senador na chapa majoritária, uma nomeação.  Recebeu como resposta um tremendo não, com a presente justificativa:  daqui há dez anos ninguém saberá quem foi o senador. Eu vou escrever um livro e vou me eternizar. 

Quem sabe dizer quem foi  o senador, quem lembra o nome?

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário