VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

VERSO LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.

OS  POETAS  LÁ  DE  NÓS.

Eu passava em Belém
Vieram me perguntar,
Se tinha no meu lugar
Poeta pra rimar bem.
Eu disse: - Claro que tem !
Tem dupla de cantoria,
Festival de poesia,
Cordel de Sávio Pinheiro,
Que foi de lá o primeiro
Imortal de academia.

Teve o poeta Bidinho
Um poeta social,
Que ingressou no Funrural
Com um poema ribeirinho.
Tem o poeta Paulinho
Tem Gilberto de Zaqueu,
Aldenísio que escreveu
Junto com o Padre Vieira.
Tinha Antônio Pereira
Mas ele já faleceu.

Lá tem Wilson Firmino
Que é poeta aboiador,
Teve o bom compositor
Que foi José Clementino.
Teve Pedro Severino
Bom poeta e curandeiro,
Teve meu primo Candeiro
Que era bom no improviso.
Tem o repente preciso
De Expedito Pinheiro.

 Deus plantou em meu lugar
O dom da rima divina,
Em cada praça ou esquina
Tem poeta pra rimar.
Os que Deus mandou buscar
Deixaram a inspiração,
Pra manter a tradição
No lugar que Deus benzeu.
Quem tá dizendo sou eu
Que não sou de mentir, não.

Minha Várzea Alegre tem
Um bocado de poeta,
A lista tá incompleta
Porque lá tem mais de cem.
Eu sei que é de lá também
O bom poeta escritor,
Um vate que tem valor
Que encontrei na pesquisa.
Lá também tem poetisa
E coquista embolador.

Mundim do Vale.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário