VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 14 de abril de 2013

014 - Do Tempo do Bumba - Memória Varzealegrense

O  VÔO  QUASE  DA  MORTE - Mundim do Vale

Era festa do padroeiro em Várzea Alegre Ceará. O parque estava instalado na Av. Getúlio Vargas, com roda gigante, carrocel, ondas e canoas.
Chico Gomes arranjou um parceiro e foram para as canoas. Os dois quada qual mais forte estavam subindo a canoa acima do limite. Uma hora lá a canoa ultrapassou a barra superior e rompeu os encaixes. Chico subiu como quem voava, arrancou os fios da rede elétrica e foi bater com os braços abertos  na parede da casa do Sr. José Piau. Naquele momento faltou energia por conta do curto, deixando todo mundo confuso, menos Chico porque estava em estado de morto. Chamaram Dr. Lemos e ele com uma lanterna na mão olhou rapidamente e confirmou o óbito. Mandaram Nêgo Rui chamar Geraldo Leandro e ele veio para tirar as medidas do caixão. Naquela hora a família já estava toda presente e a comoção foi geral.
Toinho costa chegou com uma vela, acendeu e colocou na mão do suposto defunto. Foi quando Chico Gomes levantou os dois braços, para desmentir o óbito e gritou:
- Quem foi que acendeu a lamparina?
Quando o ex finado disse aquilo correu mais de dez na escuridão. Eu acho que ainda hoje tem gente sumida.
Eu estava com uns amigos atrás da igreja, quando vimos o fogo acompanhando a fiação elétrica e em seguida ouvimos um barulho que mais parecia um trovão. Depois do barulho a cidade ficou toda escura. Nós fomos até a rua Major Joaquim Alves para saber o que estava acontecendo quando foi com uns 15 minutos, vinha Abidom com uma lanterna focando um lado e outro da rua.
Quando ele passava em frente a casa de Valdeliz, Valdefrance perguntou:
- Abidom. O que foi que houve ali por perto do mercado?
- Foi aquele minino de Epídio qui inventou de avoar sem ter asa e quando acabar arrancou os fí da luz e adispois distabacou-se lá na parede da casa de Zé Piau.
- E como é que ele está?
- Omi, ele tava qui nem morto, inté Dr. Lemo dixe, mais quando Toim Costa acendeu a vela prumode butar na mão dele, ele istribuxou e tornou a invivicer, Mais correu um bucado e gente cum medo.
- E agora tá tudo bem por lá?

- Tá quando eu saí de lá ele tava numa palesta medonha cum Carlito Cassundé. Agora vai ser difiço é ajuntar aquele povo qui correu no iscuro.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário