VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

033 - nossas historias - Memoria varzealegrense.


João Alves de Oliveira - João Alves.

Um gênio no seu tempo. Em 1949, Acelino Leandro e Otacílio, pioneiros na venda de eletrodomesticos, passaram a vender rádios, só que a instalação era muito difícil, requeria que um técnico fosse montar os acessórios. 

Naquela época havia poucos rádios em Várzea-Alegre. como 70% da população do municipo residia na zona rural, milhares de pessoas nunca tinham nem ouvido sobre o tal. Ocorre que o Senhor Chico Inácio da Boa Vista, comprou um radio, ficando marcado o dia de João Alves ir mota-lo em sua residencia, no sitio. 

Prepararam a carga no burro, bateria de um lado, radio e demais apetrechos do outro. João Alves chegou para viagem e perguntou ao senhor Acelino se poderia montar o radio no animal, para que ele pudesse fazer o percurso ouvindo musica. Acelino mesmo achando impossível o feito, autorizou. João Alves logo adaptou uma antena, que amarrada no pau da cangalha, mais parecia uma trave de futebol. Ligou a bateria e os demais acessórios e saiu estrada a fora com o radio tocando em toda altura. Ora, tão l

Logo chegou nas primeiras casas, eram meninos, rapazes, moças e adultos na maior correria, uns para ver o que era aquilo, outros com medo do burro que cantava. E foi assim até chegar a residencia do Chico Inácio.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário