VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 17 de novembro de 2012

Dayze Diniz - Por Maria Eunice Diniz Moreno e Isabel Vieira.

Dayse Diniz


Esse "retrato" de Dayse Diniz no carnaval memorável de 1963, com a fantasia do seu Bloco Os Espartanos".  Aliás, Os Espartanos e Os Orientais, marcaram nesse carnaval, o início do carnaval de rua de Várzea - Alegre juntamente com o nosso glorioso Roçado de Dentro. 

Dayse iniciava sua história como uma referência de criatividade, emoção, animação, dedicação, e muito amor pela sua cidade querida. Há muito que se deve uma homenagem a sua competência!!!!

Maria Eunice Diniz Moreno.

Homenagem - Por Isabel Vieira

Gostaria imensamente de saber fazer essa "justa e merecida" homenagem a prestimosa amiga, DAYSE DINIZ.  Realmente, essa nossa estimada conterrânea representa uma "referência", não só no segmento carnavalesco;  Mas, em todo o processo SÓCIO/CULTURAL do nosso povo. 

Dotada de admiráveis dons, portadora de grande talento e de louváveis virtudes, ela tem se empenhado "brilhantemente" no processo educativo da juventude varzealegrense; sobretudo, quando professora primária e quando DIRETORA ADMINISTRATIVA da antiga ESCOLA PRESIDENTE CASTELO BRANCO; onde deixou sua gloriosa marca, implantando e desempenhando com muita criatividade, garra , sabedoria e dedicação, um processo educacional com projetos inovadores, modernos e produtivos. Quem foi professor, aluno,ou prestador de serviço, à época, naquela Instituição, sabe falar melhor do que eu. 

DAYSE sempre foi atuante, presente, disponível, solidária em todos os momentos, em todas as situações que se fizeram e que se fazem necessárias a sua contribuição, a sua colaboração em prol do crescimento, do desenvolvimento e do enriquecimento do nosso povo e do nosso "TORRÃO AMADO".

Extremamente notável o seu excelente trabalho desenvolvido frente á Secretaria Municipal de Cultura nesses últimos anos. 

Grandioso o seu empenho, o seu compromisso, o seu ESMERO, o seu AMOR para com a ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DO ROÇADO DE DENTRO - dedicando-se o ano inteiro no intuito de, juntamente, com os seus componentes/membros mantê-la cada dia mais forte, atrativa, VIVA no sambódramo varzealegrense para a ALEGRIA, a EMOÇÃO e a FELICIDADE de todos nós...

DAYSE, uma mulher simples, amiga, prestativa, ALEGRE, digna da nossa admiração, da nossa gratidão...Que as "bênçãos" do SENHOR sejam permanentes em sua vida. A você querida, o meu forte e carinhoso abraço.

Isabel Vieira

6 comentários:

  1. Parabens ao "blog" que nos proporciona a oportunidade de rever amigos de infância e reviver momentos inesquecíveis.


    Airton Correia

    ResponderExcluir
  2. PARABENS...... BELA FOTO, A DAYSE DINIZ SEMPRE FOI UMA DAS MENINAS MAIS LINDA DE VARZEA-ALEGRE

    Deuzinho Batista

    ResponderExcluir
  3. Dayse sempre foi uma imagem maravilhosa, que guardei dos amigos conquistados em Várzea Alegre. Uma linda lembrança.

    ResponderExcluir
  4. Participei ativamente deste marcante carnaval de 1963, fui, além de participante, um dos idealizadores do bloco dos Orientais e, juntamente com Pedro de Sousa. Murilo Teixeira, Ítalo Proto e muitos outros, alguns dos quais já não estão mais entre nós, organizamos uma charanga e partimos para a luta. Como o "Os Orientais" era um bloco preferencialmente masculino, surgiu a brilhante ideia de criar um bloco para as meninas, foi ai que nasceu "Os Espartanos" que merecidamente foi escolhido pela comissão julgadora como melhor bloco do carnaval de 1963, na euforia, estimulado por Matias de Souza e envolvendo outros Membros da família, nasceu o Bloco do Roçado de Dentro que sobrevive até hoje. Um Forte abraço para todos os remanescentes desta época maravilhosa! Edmilson Martins.

    ResponderExcluir