VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Memoria varzealegrense é isso - 007

Luiz Gonzaga e Jose Clementino
Quer saber um pouco da Cultura de Varzea-Alegre? Um pouco do Ze Clementino? Leia este texto.

Jose Clementino do Nascimento, o bom poeta do Boi do Banco.

Já o conhecia de nome, de fama, através de sua parceria com o Rei do Baião Luiz Gonzaga. Pessoalmente, este ano, numa animada roda de amigos, em um dos pontos mais frequentados pela sociedade de Varzea-Alegre, conheci Ze Clementino, quando o prefeito local sentenciou: "Agora Clementino, voce vai interpretar Eu sou do Banco e vai ser filmado tambem. Com espanto voltei-me para um moço, cabelo um tanto ou quanto grisalhos, não em função da velhice, e que atendeu de imediato ao pedido de Pedro Satiro. Interessante, quantas vezes me encontrei no INAMPS, pelas ruas da cidade, no Bar do Alagoano, em muitos locais da mui amada capital do Cariri, sem saber que o dito cujo era aquele compositor de tantos grandes sucessos de Luiz Gonzaga.

Ali estava o menino inteligente mas peralta, o filho do Seu Lourival Clementino do Nascimento e de Dona Emilia Maria da Silva, nascido naquele distante 02 de fevereiro de 1936, no Sitio Juazeirinho, distrito de Canindezinho, em Varzea-Alegre.

Num momento de evocação dos bons tempos da meninice, da infancia de garoto pobre, de menino da roça, Zé Clementino falou sobre o seu primeiro professor, o velho e querido mestre Joaquim Sampaio Teixeira de Oliveira. Com muita saudade recordou as aulas da professora Santa Teixeira Siebra e Amalia Correia Lima, quando frequentava as escolas particulares da cidade. Mudando de escola como se muda de roupa. Zé Clementino foi parar no unico grupo da cidade, o Jose Correia Lima, de onde, por peraltice, foi expulso. Tempos depois, pelas mãos de outro velho educador, professor Walquirio Correia Lima, voltou aos estudos, até que. Em Fortaleza, no Liceu do Ceara, concluiu o ginasial, encerrando aí, o seu ciclo de estudos.

Região -Voce não esbarrou aí certamente, porque depois nasceria o poeta, o compositor...

Clementino - Exatamente. Depois que abandonei os estudos, fui trabalhar. Fui lavador de garrafas na Fabrica de Bebidas de João Francisco, pesador de algodão na Usina de Luiz Proto. Apartir de 1962 as coisas melhoraram. Ingressei no serviço publico federal, como Postalista do antigo DCT. Com a transformação do Departamento em empresa, fiquei um longo periodo em disponibilidade, ate que fui remanejado para a Previdencia Social, onde hoje trabalho na agencia de Crato. Foi nessa fase que descobri que tinha tendencia para a poesia, para a composição musical.

Região - Quando conheceu Luiz Gonzaga?

Clementino - Foi em 1964, na residencia de Manoelito Parente, por apresentação do seu filho Paulo Parente, grande amigo do Luiz Gonzaga. Veio o primeiro LP com composições de minha autoria: Oia eu aqui de novo, contendo, entre outras, Xote dos cabeludos, Contrates de Varzea-Alegre e Xenehnnehn.

Depois surgiram outros como: Jumento nosso irmão, Sertão Setembro, Capim Novo, Apologia ao Jumento, Sou do banco.

Região - Das composições de sua autoria qual a que mais marcou sua vida?

Clementino - Tenho muitas composições, delas ineditas, mas a que marcou profundamente foi a do Hino do municipio de Varzea-Alegre, por ser uma homenagem toda especial a meu torrão natal.

Xote dos Cabeludos




3 comentários:

  1. Muito boa a revista Região !!

    Deci Clementino

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria!!! Parabéns!!!

    Junior Siebra

    ResponderExcluir
  3. Muito boa materia, precisamos lembrar nosso artista e manter a nossa cultura sempre viva atraves de trabalhos com esse. Parabens

    ResponderExcluir