VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

JOSE CARLOS DE ALENCAR.

Jose Carlos de Alencar era o cidadão prestimoso de nossa terra, querido e admirado pelos nossos conterrâneos, chegou a se eleger para varias legislaturas a Câmara Municipal de Várzea-Alegre e concorreu ao cargo de prefeito em pelo menos uma oportunidade. Jose Carlos se caracterizou pela coerência politica e lealdade aos amigos e princípios partidários. Era analfabeto, fato que levou seus adversários a tentarem impugnar sua candidatura na justiça. Tendo resultado infrutífero. Numa das eleições mais acirradas da historia do município, as lideranças fizeram um acordo, de modo que, quem fosse o vereador mais votado seria também o presidente da Câmara Municipal, para evitar pendengas. Neste ano, Jose Carlos foi o mais votado e foi eleito presidente do legislativo municipal. O problema é que na cerimônia de posse do novo prefeito ele teria dificuldades de conduzir os trabalhos, por se tratar de ser analfabeto. O mestre de cerimônia, Tiburcio Bezerra de Morais orientou direitinho dizendo: Jose Carlos, você vai ficar sentado na cadeira principal e eu vou conduzir a reunião, apenas quando eu piscar o olho, você se levanta e diz: “declaro encerrada a reunião”! Dito e feito, discurso do prefeito sainte, discurso do prefeito entrante e por fim Tiburcio piscou o olho para Jose Carlos que: Levantou-se, assungou a calça, apertou o cinto, aprumou a gravata, se empertigou e lascou: Encerro declarada a reunião! Isto é, abriu outra vez. Já não se encontra mais nos nossos dias politicos com a decencia do saudoso Jose Carlos de Alencar.

am

3 comentários:

  1. Jose carlos de Alencar.

    Poucas pessoas conheci com tanta decência e honradez.

    ResponderExcluir
  2. Este senhor era irmão do meu bisavô, Isaías Carlos de Alencar, procuro informações sobre a ligação deles com os Alencar de Crato.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir