VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Os Três Poetas - Por Isabel Vieira

Seu Quinco, Bidinho e Patativa do Assaré

Os Três Poetas - Por Isabel Vieira

Essas TRÊS memórias juntas..., uma "expressiva" recordação. Uma lembrança viva daqueles que se foram , e que fizeram "história", ao longo das suas trajetórias. "ESTRELAS" da roça. 

PATATIVA DO ASSARÉ, uma "autoridade literária" inquestionável, cuja obra tomou dimensões; ultrapassou fronteiras através da "tradução" para ouros idiomas. Cantou e encantou no estilo popular e no clássico, destacando-se como um dos "maiores" poetas populares do país. Conhecido, admirado, estudado, e respeitado por todos os recantos do BRASIL. SABEDORIA sem limites. 

O nosso saudoso Raimundo Lucas BIDIM, um admirável "talento ". Homem , forte, destemido, determinado, simples, honrado...Na luta em defesa do seu ideal, enfrentou os mais diversificados sacrificios, os mais fortes obstáculos, entre eles, o preconceito, a perseguição, etc. Mas, não esmoreceu... lutou, e como cidadão, como SINDICALISTA RURAL deixou seu prestimoso exemplo, suas grandes lições. O "Diamante Negro", nobre poeta, autor de ricas poesias. 

JOAQUIM JOSÉ DE OLIVEIRA, seu "Quinco", meu pai, meu eterno PAI. Cidadão simples, batalhador, solidário, alegre. Mesmo sendo da roça, sempre teve uma preocupação visível por conhecimentos , por SABER. Uma pessoa abençoada, dotada de nobres sentimentos humanos. Procurou durante toda a sua vida agir com descência, dignidade e honradez. Altamente responsável, dedicado, comprometido como esposo, como pai, como amigo, como membro da sociedade. Sua FAMÍLIA, o seu maior TESOURO. Abraçou, enfrentou e superou com muita coragem e confiança variados desafios. Já na velhice, descobriu-se um poeta, e resolve expressar seus sentimentos em forma de versos, escrevendo dois livros. Reservou-nos, através do seu testemunho de vida, um LEGADO, que nos orgulha e nos HONRA. Creio que eles TRÊS estejam recebendo uma homenagem aí no C.S U.. VIDAS TRANSCENDENTES...!!!

Isabel Vieira

2 comentários:

  1. PARABÉNS ISABEL VIEIRA, MARAVILHOSA HOMENAGEM AO SEU PAI, E AOS OUTROS DOIS POETAS.ABRAÇO FRATERNO. FATIMA GIBÃO.

    ResponderExcluir
  2. Seu "QUINCO" do sítio Chico, o POETA do meu coração...!!!

    ResponderExcluir