VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 14 de abril de 2013

Tartaruga dos FIÚZAS - Memória varzealegrense


Um pequeno relato sobre a Tartaruga do Sítio Chico, conhecida como Tartaruga dos "FIÚZAS"

Foi muito grande a migração de cearenses no séc. XIII e XIII, no ciclo da borracha no Amazonas.O estado do Acre foi quase totalmente colonizado pelos cearenses e grande é o reconhecimento daquele Estado para com os cearenses. 

A principal avenida de Rio Branco chama-se Avenida Ceará.

Joaquim Leandro faleceu no Amazonas, de malária com uma semana que havia chegado lá. Raimundo Leandro, o irmão pegou a doença mas conseguiu escapar e voltar para o Ceará.

No ano de 1905, José Fiúza de Morais (Fiúza), chegou do Amazonas trazendo dentro de uma pequena caixinha, uns diziam que era uma caixa de fósforos, uma tartaruga que ainda hoje sobrevive no açude dos FIÚZAS no Sítio Chico. 

No ano de 1998, durante a seca, que o açude veio a secar, a tartaruga foi transportada para um tanque com água, para atravessar aquele período. Este episódio foi matéria nos jornais da Globo e fez muita gente se emocionar.

Muitos filhos do Sítio Chico que moram em São Paulo choraram ao verem aquela reportagem

4 comentários:

  1. A pessoa responsável pela foto 615 (Cel Pedro Leandro e Irineia Araujo), poderia me dizer se deles descendem JOAQUIM LEANDRO casado duas vezes com Maria Amelia e Louzinha (ou Nozinha), com quem teve os filhos: maria amelia da gloria,Ester, Amadeu, Estevaldo, Expedito, Ivonete, entre outros.
    Joaquim Leandro é pai da minha bisavo Maria Amelia da Gloria, que se casou com Francisco Araujo Silva (da família de Evaristo Araujo Silva)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse era outro Joaquim Leandro,o do sítio Mundo novo o meu avô,pai de Estevaldo Leandro de Souza,certo.

      Excluir
  2. Minha tia-avó, Hozanita, me disse que Joaquim Leandro foi quem voltou ao Ceará e que o irmão morreu no amazonas.
    Quem conhece essa família, poderia entrar em contato comigo?

    ResponderExcluir
  3. Onde eu posso ver a reportagem? Alguém tem o link?

    ResponderExcluir