VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 14 de julho de 2013

003 - Dalmir Freitas - Histórias de Varzealegrense

Nos anos 60 não sei exatamente qual foi o ano, nós recebemos em Várzea Alegre a visita de uma grande orquestra de fama internacional, de nome mais ou menos assim, LURRAN CARDILHO E SUA ORQUESTRA. 

Contratação feita, local determinado RECREIO SOCIAL, onde haveria um grande baile, data confirmada, e começaram todos os preparativos para esse grande acontecimento social.

Quando chegou o dia marcado, mais ou menos as 16:00 horas, o tempo em Várzea Alegre mudou e começou uma das maiores chuvas da história de nossa cidade, que durou dois dias. 

Eu era menino não tinha a menor chance de participar daquele festa, mas eu me lembro que ficava lá no Recreio Social olhando com pena a transformação do clube para aquele evento e ir de água abaixo, acreditem o clube estava lindo.

Sem mais condições do baile, houve uma apresentação bem resumida da orquestra no auditório do CINE ODEON, com acesso do pessoal que tinha comprado mesa no RECREIO SOCIAL.

Como se fosse essa noite, a última vez...

Dalmir.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário