VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Quem souber me responda... - Por Mundim do Vale

O Sítio Sanharol, ganhou esse nome por conta da abelha Sanharol, que arranchou-se por lá.

O Sítio Roçado de Dentro, foi batizado quando um cidadão do Sanharol fez um roçado por lá, quando tudo era só mato.

Colocaram o nome no Sítio Vazante, porque tinha uma baixa sempre verde, mesmo sem ser em período de inverno.

O Sítio Lagoa do Arroz, tinha esse nome porque, tinha um pequeno lago no terreno do Sr. Cirilo e as terras vizinhas eram boas produtoras de arroz.

O Sítio Inharé, faz jus ao seu nome por conta do fruto que tem bastante por lá.

Para provocar Antônio Morais, Otoniel Fiúsa e a simpática Flor do Chico. Mundim do Vale Quer saber, porque o nome Chico e quem foi que batizou cada Sítio.

Respostas:

Otoniel Fiuza disse: Caro irmão Mundim do Vale, há muito tempo que pesquiso a orígem do nome "Sítio Chico" e não encontrei dados precisos...Em conversas com patriarcas das famílias nascidas e criadas no doce Chico, também em pesquisas com historiadores e curiosos nada foi encontrado o registro do batismo do Sítio Chico (...) Estou em busca disso incansavelmente irmão e tão logo encontre dados te enviarei. Abraços !

Giovane Costa disse: Essa é para quem tem "bom guardado".
O sítio Chico eu não sei a origem do nome, as propriedades todas pertencentes a descendentes de Zé Raimundo do Sanharol. (As de Antônio Gonçalo foram adquiridas de Benedito André e a outra de Luiz Batista, herdeiro de Bia, bisneta de Zé Raimundo.Só sei que era muito grande , se não fosse o maior sítio: começa da Vila Peri, extrema com a Lagoa das Panelas, vai até lagoa do Serrote, extrema com a Varginha e o Roçado de Dentro e Açude Velho.E tem mais: todas as escrituras de terras do Sanharol e algumas das Panelas contam sítio Chico
E tem: Chico de Baixo, Chico do meio e Chico de Cima.
Já o Sanharol resumia-se só aonde era a propriedade de Bebé do Sanharol, no terreiro tinha uma cajarana, qie tinha um sanharó arranchado. As pessoas que para lá se dirigiam diziam: vamos para o sanharó de Bebé!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário