VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Os Improvisados – Por Bezerra de Morais

"OS IMPROVISADOS" - Da direita para a esquerda: Pedro Sousa na guitarra, Mestre Chagas no sax, Matias Sousa na sanfona e Mestre Tim na bateria

IMPROVISADOS, era o título do conjunto musical que animava as festas em Várzea Alegre-Ceará e cidades vizinha nos anos 60. Os titulares eram; Pedro Souza, Mestre Tim, Mestre Chagas e Matias Souza. Todos eles estão tocando hoje em outra dimensão.

O título foi bem aplicado, porque quando um deles não podia tocar, o conjunto improvisava com outros músicos.

Joãozinho Piau também fez parte do conjunto como  vocalista.

O CREVA- Clube Recreativo de Várzea Alegre, também era improvisado, funcionava na época no casarão de Dona Adélia Pimpim.

A minha memória remove dois causos dos Improvisados;

O nosso saudoso Pedro Souza tocando guitarra executava com tanta perfeição o musical “Milionário“ . Que nas festas tinha que repetir várias vezes a pedido do público. Numa dessas festas já perto do final, o pessoal pediu para que ele tocasse o “Milionário“ na saideira. Como a música já tinha sido tocada várias vezes, o meu saudoso amigo Valdemar Souza chegou onde eu estava e falou:

- Bezerra. No dia que Pedro Sousa não poder tocar, é só pegar essa guitarra dele e botar no palco que ela toca o Milionário sozinha.

O outro foi numa festa em que Joãozinho teve uma discussão com outro componente do grupo e desceu do palco dizendo, que não cantaria mais no conjunto e ainda ameaçava queimar a farda. Pedro Souza com aquele seu jeito de mediador, parou de tocar e desceu para tentar apagar a fogueira. Dirigiu-se ao rebelde e falou:

- Joãozinho. Se for para haver confusão no grupo, eu acabo com o conjunto agora. Dizendo aquilo Pedro sentou numa mesa para tomar um refrigerante como calmante e Joãozinho ficou boatando.

Foi naquele momento que um grupo de moças (Nos anos 60 ainda tinha bastante) Resolveu tentar reverter a situação. As meninas eram as filhas do Sr. Totô, de Chico Francisco e do Dr. Derlí. 

Depois do bate papo ele voltou para o palco quase nos braços das garotas. Se fosse eu também teria cedido, porque as garotas mereciam qualquer sacrifício.

Pedro Souza e o Mestre Tim, além dos laços de família, tinham uma afinidade tão grande que pareciam irmãos, tanto é verdade que no ano de 2000 Mestre Tim foi convidado por Deus para tocar no céu e com menos de noventa dias, Pedro subiu também para lhe fazer companhia.

Aqueles improvisos do conjunto e do clube, eram os primeiros passos para uma escalada de grandes feitos.

Bezerra de Morais.

5 comentários:

  1. Esses quatro aí, deixaram um histórico musical na terra do arroz. Valeu Sr. memória.

    ResponderExcluir
  2. Garanto com toda certeza que ñ sentia falta de outras bandas, afinal o espírito jovem é quem ditava a animação e isso já bastava!!! Entretanto, hoje estou convencida que esses músicos davam conta do recado!!!


    Maria Eunice Diniz Moreno

    ResponderExcluir
  3. Que postagem maravilhosa!! Meus Deus, quem lembra dos IMPROVISADOS ?
    Quel lembra deveria vim aqui deixar seu depoimento, fiquei muito feliz quando vi essa postagem. Memória Pura e verdadeira.
    PARABÉNS AOS IDEALIZADORES DESSE BLOG.

    ResponderExcluir
  4. Eu não perdia um ensaio deles. Às vezes no CREVA, outras na prefeitura. Sempre com Joãozinho Piau dando as dicas sobre o que estava fazendo sucesso. Realmente é uma postagem que marca mesmo a memória dos tempos áureos da Jovem Guarda em Várzea Alegre. Parabéns pelo resgate. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todos os comentarista pela visita ao Blog Memória Varzealegrense.

    Fazemos com muito carinho.

    ResponderExcluir