VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

006 - Dalmir Freitas - Histórias de Varzealegrense

Em Várzea Alegre tinha a festinha dançante para as crianças, aos domingos pela manhã e está na relação das coisas boas da minha infância.

Esta festinha geralmente acontecia no Recreio Social e teve um período que Humberto de Antonio Costa, fazia também ,com grandes atrações, e funcionava no seu comércio ali na rua Major Joaquim Alves em frente a prefeitura, me lembro como se fosse hoje, nos intervalos Humberto batia palmas e dizia em voz alta,"atenção garotada, chicletes para as damas", no seu comércio vendia tudo, bombons,chicletes , chocolates, etc, e a gente obedecia.

A animação dessas festinhas ficava por conta de Pedro Souza, ou Matias, as vezes também Chico de Amadeu ou Júlio Xavier, e as vezes com a participação de mestre Chagas, irmãos Pereira etc.

A música que animava as festinhas eram variadas,mas todas sucessos da época, Matias tocava aqueles boleros de Noca, e qualquer estilo pra se dançar, Pedro de Souza tudo que fosse estilos pra gente dançar, Chico também tocava de tudo ,e Júlio também, mestre Chaga tocava aqueles frevos rasgados que muitas vezes a gente apreciava mais do que dançava.

Meus conterrâneos tudo isto foi antes do movimento da jovem guarda, nosso gosto musical era outro, nosso comportamento era outro, não existia essas bandas eletrizadas com guitarra , baixos , baterias sofisticadas e o artistas que em brave passariam a serem os nossos maiores ídolos.

E o bom de tudo isto é que os artista da nossa terra citados acima que animavam nossas festinhas, acompanharam o progresso da música e continuaram fazendo os bailes de toda região nos anos subsequentes.
Eita!

Dalmir
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário