VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 27 de julho de 2013

008 - Dalmir Freitas - Histórias de Varzealegrenses

O GATO DAMIÃO

Mais ou menos nos anos 1963, 1964 seu Nelim da farmácia tinha um gato de estimação, um animal que você não conseguia parar de olhar, pense como ele era lindo, todo mundo em Várzea Alegre conhecia este gato de nome DAMIÃO. 

Sem menos se esperar encontram Damião morto, seu Nelim, todos seus familiares e quem conhecia o gato ficou entristecido com sua morte.

Nonato Rolim tinha um morador não me lembro o nome, era muito meu amigo, fez uns versos pra Damião, eu anotei, perdi, mas nunca esqueci as duas primeiras estrofes, e era assim:

LEITORES EU QUERO AGORA
UMA LICENÇA CORRETA
PARA UM VELHO POETA
RIMAR UMA NOVA HISTÓRIA
QUE NÃO ME SAI DA MEMÓRIA 
ME FAZ TRISTE O CORAÇÃO
EU QUERO A VOSSA ATENÇÃO
DAQUELES QUE CONHECER
POIS AGORA VOU FALAR 
DA MORTE DE DAMIÃO

O DAMIÃO QUE EU DIGO
ERA UM GATO INTELIGENTE
SABIDO ASSIM COMO A GENTE
DO FARMACEUTICO ERA AMIGO
PRA PEGAR RATO ERA ANTIGO
NA PRATELEIRA OU NO CHÃO
ONDE ELE BOTASSE A MÃO
ERA UM FERRO BOM DE CORTE
MÁS A DANADA DA MORTE
VEI CARREGAR DAMIÃO

Quem é do meu tempo se lembra deste gato.
Dalmir
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário