VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

José Carvalho - Por Helanio Bezerra

José Carvalho


José Gonçalves de Carvalho ou JG Carvalho, um dos varzealegrenses mais admiráveis que eu conheci. Foi para Fortaleza com a sua família sem ou quase nada de recursos financeiros. 

Pela força do seu trabalho, por ser um grande empreendedor, inteligente e destemido tornou-se um grande empresário. 

Eu conheci José Carvalho foi da sua maneira um dos filhos da terrinha que, mais demonstrou amor à Várzea Alegre, ao nosso povo e sou grato pela sua ajuda à nossa família. 

A Pronto Socorro do Lar foi a sua primeira prestadora de serviços, seguida pela Embrasel, que empregava muita gente nos contratos com o INPS (INSS), onde muitos varzealegrenses tiveram seu primeiro emprego. 

Sebemos bem de sua maneira polêmica de ser, mas não podemos negar a sua bondade e capacidade de vencedor. 

Não é só por ser meu primo, mais por reconhecimento do seu valor como um ser de bem e acho que Várzea Alegre, seu povo e seus políticos devem reconhecer nesse homem um grande cidadão, prestando-lhe uma homenagem digna dos Grandes Homens.

Helanio Bezerra de Carvalho

Um comentário:

  1. Trabalhei com ele no ano de 1969,ele ajudou a muita gente de Várzea Alegre.Era meu primo também.

    ResponderExcluir