VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Recordações - Memória Varzealegrense

Foto do casal João Alves de Menezes(João do Sapo) e Dona Maria Soledade Batista de Menezes, sem eles não haveria Sanharol

Essa foto é muito bonita. Pela beleza do casal e pelas informações do tempo em que ela foi tirada.

O casal é João Alves de Menezes(João do Sapo) e Maria Soledade Batista Menezes.

O ano da foto é 1922.

Vejam que elegância para um casal sertanejo! Ele de terno escuro muito bem sentado e sapato social fino.

Ela com vestido fino e alinhado(o fôrro era rosa), feito pelas costureiras do Crato, meias finas, sapato alinhado de salto e joias.

Moravam na casinha branca do Sanharol ainda hoje referência para a família.

O contraste da elegância de João do Sapo são as suas mãos rudes do homem do campo e do gado.

Tiveram nove filhos - Luiz, José, Balbina, André, Eulália, Raimundo, Francy, Iaci e Francisquinha. Netos 26. 

Uma beleza de Família!

Maria Eunice Diniz Moreno  
Foto enviada por Maria Eunice

Nota: Esta foto está no arquivo fotográfico como: Foto 111 - Foto do casal João Alves de Menezes(João do Sapo) e Dona Maria Soledade Batista de Menezes, sem eles não haveria Sanharol

2 comentários:

  1. João do Sapo estava cedinho no curral quando apareceu um bêbado, desses que não se sabe de onde vem nem para onde vai.

    E o bêbado perguntou:

    Quero que você me diga
    O que é mafumba fumba
    E, o que é mafum bambar.

    João do Sapo respondeu no ato:

    É cachaça no seu fundo
    Descendo pru seu rabo.

    O bêbado foi embora.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom repente!
      Estas são coisas que não podem ser esquecidas!

      João Bitu

      Excluir