VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Manoel Sipauba - Memória Varzealegrense


Dentre todas as figuras folclóricas que existiram em VÁRZEA ALEGRE , talvez Manoel Sipauba, tenha sido uma das mais interessante.

Agregados da família Pinho no Piripiri, residia na última casa , na saída para os Barreiros ou para o Toco Da Butija.

Pobre, preto, um grande bebedor de cachaça , porem extremamente respeitador, pou co afeito ao trabalho pesado.

Nos anos de seca não tomava um gole de álcool, só voltava a beber quando o inverno começava no ano seguinte, isso por que o sogro disse que não daria uma filha em casamento para o marido mata-la de fome.

Extremamente espirituoso, tinha sempre uma resposta engraçada para a ocasião, é umas dessas historia que vou contar:

Antonio Máximo era dos maiores fazendeiros de Várzea Alegre, residia no Imputí e sua casa sempre estava de portas abertas para as visitas e Sipauba frequentava como trabalhador, cambiteiro de cana de açúcar para o engenho ou nos dias de embriaguez . Quando saia do São Vicente embriagado e errava o caminho de casa , indo parar no Imputí .

Certa vez ao entrar na sala de jantar de Antonio Máximo encontrou sobre a mesa uma bacia, coberta com uma impecável toalha branca e dentro dela um cuscuz de milho mergulhado ate a metade em leite.

Não se fez de rogado e comeu o cuscuz inteiro,

Quando Emília Mendes entra na sala e pergunta “Cadê o pão de milho que eu botei para inchar?”

Sipauba respondem COMI, ORA SE UM HOMEM NÃO INCHA PARA MIN, IMAGINE UM PÃO!

Enviado por Afonso Bezerra
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário