VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 19 de janeiro de 2013

016- Raimundo Alves Bezerra, Raimundo Gibão


Por conta do nosso padroeiro São Raimundo Nonato, em cada casa e em cada família de Várzea-Alegre tem um ou dois Raimundos ou Raimundas. Raimundo Alves Bezerra eu conheci mais de 10 com esse nome. Um deles, conhecido tambem por Raimundo Gibão, meu parente e amigo, era um dos varzealegrenses memoráveis. Trabalhador, digno, amigo e de uma presença de espírito iluminada. Em tudo que fazia colocava uma boa dose de humor. 

Assemelhava-se um pouco ao Lunga do Juazeiro. Pergunta besta pra ele era motivo de resposta a altura em cima da bucha. Um dia ele trabalhava em sua oficina e o Augustinho Parafuso se aproximou se lamentando de sua situação, de seu problema. Não sei o que fazer, dizia, Não vejo saída. 

Raimundo Gibão perguntou: e o que é homem de Deus que lhe perturba tanto? Augustinho começou a se explicar: Sou muito amigo de Dr. Iran Costa, e muito mais amigo sou de Dr. Pedro Satiro, devo favores aos dois, pois não é que eles resolveram se candidatar a prefeito um contra o outro! Estou doidinho sem saber o que fazer. Raimundo Gibão suspendeu um pouco o que estava fazendo, olhou para Agustinho e falou pausadamente: Dê a bunda pra um, e, vote com o outro!

Memória Varzealegrense
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário