VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

002 -Antônio do Vigio


Você se lembra de Antônio do Vigio? Ouviu falar nele? Estatura mediana, chapéu de palha esfarrapado, um bornal tão amarrotado quanto ele, perambulando sua demência pelas estradas, sem, no entanto, a ninguém ofender, mesmo com palavrões, pois, apenas tinha grunhidos inintegiveis.

Antonio do Vigio passava pelo Sanharol e Pery, o cachorro de estimação de  Antonio de Gonçalo o segurou pela perna.  Antonio do Vigio saiu ensanguentado, sem antes,  prometer vingança.  Dias depois passava pelo mesmo local e Pery  dormia o sono dos inocentes. Antonio suspendeu uma pedra de vinte quilos e soltou na cabeça de Pery  que os meolos  ficaram expostos e os olhos fora da caixa. Antonio seguiu caminho dizendo: quem tem inimigo não pode dormir um sono tranquilo destes.

Um comentário:

  1. Geralmente quando se escreve sobre pessoas costumam falar daquelas importantes, poderosas, abastadas.

    Aqui neste local, encontramos escritos sobre todas aquelas pessoas que marcaram do seu modo como Antonio do Vigio marcou : pela demência, pobreza e sofrimento.

    Um bom exemplo. Mostra a todos que o fim é um só.

    ResponderExcluir