VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

006 - José Faustino da Silva - Memória Varzealegrense

José Faustino da Silva


Muito merecedor da nossa lembrança o benquisto Zefaustino. Meste na arte do couro, onde era capaz de tudo: da simples meia-sola ao alforge, gibão quanto aparecesse.

Nos velhos e idos tempos, a garotada usava uns tais quinaipes, destas coisas que, hoje, são chamadas sandalias. Zéfaustino era um afamado fabricante aqui pra nós. Tinha nome e calçou milhares de pés, em nossa Varzea-Alegre

2 comentários:

  1. Artesão zeloso. Sabia trabalhar o couro como ninguém. A minha primeira "zapragata" de rabicho feita por ele foi um sucesso.

    Grande Zefaustino.

    ResponderExcluir
  2. Aí doi o coração
    Lembro o tempo de menino
    Foi o grande José Faustino
    Que tirou meu pé do chão

    Minha primeira apragata
    Admirava o rabicho
    Tinha o maior capricho
    E até passava nata

    Ir a noite pra novena
    Ficar olhando pra ela
    Era a mais linda chinela
    Nem olhava para morena

    Ver agora o Faustino
    É viajar no tempo
    Lembrar o melhor momento
    Do meu tempo de menino.

    ResponderExcluir