VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Originais do Frevo - Memória Varzealegrense


SÓ PARA RECORDAR: ORIGINAIS DO FREVO

Surgido na década de 60, mesmo período do “Bloco do Roçado de Dentro” em Várzea Alegre – CE. 

Os “Originais do Frevo” NÃO pode ser considerado marco zero do carnaval várzea-alegrense, sendo que em 1942 o carnaval já se apresentava nas casas de família.

Em 2013 o tradicional grupo carnavalesco está há 5 décadas de existência. 

Além do carnaval de rua os “Originais do Frevo” também marcaram presença nos famosos Biles de carnaval ou carnaval de clube (onde tudo começou), que aconteceram inicialmente no Recreio Social e posteriormente ainda na década de 60 passaram há serem festejados no CREVA (Clube Recreativo de Várzea Alegre) onde duraram por bastante tempo. 

Nessa época os Originais era formado dentre outros pelos músicos: Pedro de Souza e seus filhos Fernando Sousa e Antônio José de Sousa (Pelé), Francisco Chagas do Nascimento (Mestre Chagas), Prejo, Zé de Mestre Chagas e Siebra de Chico de Amadeu, os carnavais de clube mantiveram-se vivos até o surgimento do carnaval baiano que conquistou o Brasil e aboliu com boa parte da antiga forma de carnaval.

Não se sabe realmente como se procedeu aos “Originais do Frevo” durante a crise do carnaval de clube gerada pelo surgimento do carnaval baiano, o certo é que em 2005 o grupo ainda se apresentava no carnaval várzea-alegrense (Carnaval de rua) e até o ano 2012 esteve presente puxando blocos como Tipasim, Os Bonitinhos, a Velha de baixo da cama, Bloco do Roçado de Dentro, Bloco da Ypióca e tantos outros, além de apresentações fora do período do carnaval geralmente solicitadas pela ESURD (Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro).

Ricardo Felix

Originais do Frevo
Originais do Frevo
Originais do frevo
Ricardo Felix
Fontes de fotos:
Blogs e Sites
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário