VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

014 - Jose de Ginu - Memória Varzealegrense


Na década de 70 do seculo passado, Zé de Ginu resolveu fazer uma brincadeira com o amigo Chico Cassundé. Ligou para a papelaria Suzana e quando o telefone tocou, Seu Chico atendeu de forma solicita:

Alô, quem tá falando? Por favor.

Aqui é Padre Mota!

Pois não, Seu Padre o que o senhor deseja?

Chico, é o seguinte: eu estou ligando para todos os comerciantes pedindo que baixem as portas de seus comércios porque daqui a pouco o Senhor Bispo vai passar com a caravana dele e eu queria todo o comércio fechado.

Chico Cassundé de pronto prometeu obedecer ao pedido do seu reverendo. Dentro de poucos minutos estava Zé de Ginu de braços cruzados na porta do bar de Nego de Aninha para conferir se Chico tinha obedecido mesmo ao pedido do padre. 

Chico estava com as portas da papelaria baixas e, em pé, em frente ao seu comércio muito desconfiado porque só ele tinha baixado as portas e os  outros não.

Foi quando Zé de Ginu, depois de uns vinte minutos chega e diz: O que foi Chico que aconteceu que está com as portas baixas?

Foi que eu recebi um telefonema do Pe. Mota avisando que o bispo iria passar daqui a pouco, só que eu estou achando muito estranho. 

Então, Zé de Ginu se entregou: Chico, deixa de tu ser besta, que quem ligou pra tu foi eu!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário