VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 12 de janeiro de 2013

008 - Pedro Bezerra de Sousa

Antonio Morais, José Clementino e Pedro de Sousa


A festa era no Riacho Verde. Um são João daqueles animados, bem porreta. Pedro Sousa tocava um forró assemelhado ao Pé de Serra Gonzaguiano quando de repente se achega ao local Mundoca Jucá e uma turma de capangas. Na mesa do Mundoca, uns bebiam cerveja, outros tomavam pinga e, deste momento em diante, todos os presentes, ficaram de orelha em pé. Determinada hora, um dos cabras do Mundoca  se dirigiu ao tocador e disse abusado: Seu Mundoca mandou dizer que toque "O Veio". Pedro confirmou  com a cabeça, mas  ficou se cagando de medo, não sabia que musica era essa, não conhecia e, com Mundoca não tinha munganga nem queré quequé, sua palavra era a ultima. 

Pouco tempo depois o mesmo caboclo veio novamente no pé-duvido do Pedro e disse: Seu mundoca mandou perguntar se voce não vai tocar o Veio? Pedro sentiu um frivião subindo dos pés, mas não tinha como atender não sabia que diabo de musica era aquela.

Na terceira e ultima vez, o caboclo já tomou chegada como um respeitavel aluno de Lampião: seu Mundoca mandou perguntar se vai ser preciso ele vi pedir para voce tocar "O Veio". Pedro tremeu como vara verde, mas teve a feliz ideia de perguntar: Meu amigo, pelo o amor de Deus, que musica é esta? Não toquei ainda porque não a conheço. O caboclo se empertigou,  estufou o peito, gentilmente  lascou: "Quando eu queria correr, o Veio já tinha chegado"!

Aliviado Pedro tocou "No Jardim do Amor" e todos se salvaram.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário