VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Antonio André do Roçado Dentro

Antônio André


Antonio Alves Bezerra, Antonio André do Roçado Dentro.  Filho de Jose Alves Bezerra, Zé André e Ana Alves de Morais. Neto de Jose Alexandre Bezerra de Menezes e  Antonio de Morais Rego. Casado com Barbara de Morais Rego filha de Jose de Sousa Rego do Roçado Dentro. Pai de Isabel, Raimundo Jose e Chagas.

Homem correto,  honrado e trabalhador, porem sofria de problemas mentais, de origem hereditaria pois seus antecessores  eram casados  sobrinhos com tios e, mais por conta da ausencia completa, naqueles tempos, de medicamentos e clinicas especializadas. 

Numa de suas crises, sua esposa Barbara resolveu se separar. Este fato contribuiu  negativamente e a demência  de Antonio André  passou a ser  grave ou muito grave. 

Viveu por uns tempos acorrentado, outros preso num quarto construido com segurança. Por fim, quando  esqueceu o sofrimento pelo amor ferido, passou a conviver normalmente com amigos e familiares sem nenhum perigo oferecer.

Era primo legitimo, amigo e compadre do meu pai, de quem recebeu  por todo tempo atenção e respeito, até mesmo nos piores momentos de suas crises. Que Deus lhe dê  no firmamento a paz que lhe faltou entre os homens. 

am

Um comentário:

  1. Seu Antonio André, casado com Tia Barbara, irmã de meu avô Raimundo de Sousa do Roçado de Dentro, escutei muitas historias dos dois, ele quando ficava com aqueles problemas, e meu avô bebia e também não aguentava desaforo, hoje os dois já se entenderam, pois com o PAI tudo dá certo.

    ResponderExcluir