José Raimundo da Silva, nosso mui conhecido e estimado Zé Peru. De peru, posso assegurar, nada tinha! Era marchante, honesto no peso, no produto que vendia. Morenão, forte, dono de uma palavra respeitavel e chefe de numerosa e digna familia. Por um tempo desempenhou com habilidade o cargo de delegado de policia. Casado com Dona Raimunda Felipe, que todos chamavam Mundinha, criatura agradavel, educada, simpatica, foram seus filhos: Pedro, Oseas, Luiz, Felipe, Afonso, Vicente, Mimosa, Elisa, Rita, Chaguinha, Francisco, João e Mundinha. Bons, como foram os pais. Como eles. estimados por todos.
Memória Varzealegrense
Na calçada de seu Zé Peru era comum uma prática cultural de grande valor histórico. A Roda de Cordel era composta por curiosos e veteranos que ficavam horas a fio a ouvirem declamações cordelísticas em folhetos dos grandes vates do cordel brasileiro. Era uma festa!
ResponderExcluirInformações preciosas Dr. Sávio.
ExcluirJosé Peru foi imortalizado mundialmente pela musica "Contrastes de Várzea-Alegre" na parte que fala o "Peru foi delegado e o Calango carcereiro". Homem bom, honrado que deixou grande familia tão boa quanto ele.
ResponderExcluir