VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

007 - JOSE RAIMUNDO DA SILVA - ZÉ PERU

José Raimundo da Silva, nosso mui conhecido e estimado Zé Peru. De peru, posso assegurar, nada tinha! Era marchante, honesto no peso, no produto que vendia. Morenão, forte, dono de uma palavra respeitavel e chefe de numerosa e digna familia. Por um tempo desempenhou com habilidade o cargo de delegado de policia. Casado com Dona Raimunda Felipe, que todos chamavam Mundinha, criatura agradavel, educada, simpatica, foram seus filhos: Pedro, Oseas, Luiz, Felipe, Afonso, Vicente, Mimosa, Elisa, Rita, Chaguinha, Francisco, João e Mundinha. Bons, como foram os pais. Como eles. estimados por todos.

Memória Varzealegrense

3 comentários:

  1. Na calçada de seu Zé Peru era comum uma prática cultural de grande valor histórico. A Roda de Cordel era composta por curiosos e veteranos que ficavam horas a fio a ouvirem declamações cordelísticas em folhetos dos grandes vates do cordel brasileiro. Era uma festa!

    ResponderExcluir
  2. José Peru foi imortalizado mundialmente pela musica "Contrastes de Várzea-Alegre" na parte que fala o "Peru foi delegado e o Calango carcereiro". Homem bom, honrado que deixou grande familia tão boa quanto ele.

    ResponderExcluir