VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Dr. Hélio Batista - Memória Varzealegrense

Hélio Batista


O nosso reconhecimento todo especial a uma secretaria  do governo passado.  

Sabemos ser a Secretaria de Cultura uma das que menor dotação orçamentaria tem. 

Mesmo assim o seu gestor produziu muito com poucos recursos.

É nosso dever e  obrigação reconhecer que o secretario Helio Batista foi, sem nenhum favor, o mais atuante secretario de cultura de nossa terra, em todos os tempos. 

Impulsionou a cidade a um patamar de muito destaque. Promoveu grandes eventos e, como sou  um apaixonado inveterado por uma Banda de Musica, deixo aqui o meu aplauso ao nobre secretario.  

Vivi épocas diferentes, quando não tinha instrumentos e, os que existiam eram remendados  com cera de abelhas, quando se expunha ao sol derretia toda. 

Que a nova administração faça mais gestão e menos politica. 

São nossos mais sinceros votos.

Memória varzealegrense.

Um comentário:

  1. Esse que sai, foi muito atuante. Eu espero que o atual faça um trabalho parecido na cultura da nossa terra.

    ResponderExcluir