VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Série "Os diferentes" - Memória Varzealegrense

Serie Os diferentes.


Geralmente quando escrevem, procuram escrever  mais sobre  pessoas  de prestigio social, econômico financeiro e politico do que sobre pessoas prestimosas, pessoas simples e  humildes.

O Memória Varzealegrense na sua singeleza fará uma coletânea  de pessoas que  vão  de uma ponta outra de nossa memoria sem o desgastante vicio da bajulação. 

Para que exista a criatura é necessário  ter o Criador, e, ao Criador coube  criar do seu jeito pessoas que  de sua maneira deram sua colaboração  com o nosso rico  existir.

Tenho o maior apreço e admiração pela série " Os diferentes", que a partir  dos próximos dias estará sendo  postado para o deleito dos leitores deste conceituado Arquivo.

Um trabalho minucioso e informativo, por essa razão, Conclamamos os leitores a colaborarem enviando nomes, fotos e, sobretudo comentando  as postagens agregando valores já que são tantos a fazerem parte da historia.

Manuel Sipauba, Pé Veio, Chico Danga, Jubaia, Antonio do Vigiu, Narcisa, Manuel Cachacinha, Chica do Rato e tantos outros. 

BUGUI por exemplo. Você se lembra de Bugui? Estatura mediana, chapéu de palha esfarrapado, um bornal tão amarrotado quanto ele, perambulando sua demência pelas ruas e sítios, sem no entanto, a ninguém ofender, mesmo com palavrões, pois, apenas tinha grunhidos ininteligíveis.

Não sei se o termo "Diferentes" é o mais adequado, talvez melhor fosse "Os Escolhidos",  de Deus.

Fontes das fotos que serão apresentadas:
Blog do Sanharol
Informativo Tempo de Crescer
e outros colaboradores.

Um comentário:

  1. Samaria,...... a mãe de Chica do Rato..q fazia por maior parte da sua moradia, o portão do Mercado Velho.. mto vaidosa.. usava anéis em todos os dedos, mesmo na sua diferença, inventou a moda, grande estilista, com as roupas estravagantes e lenços belíssimos na cabeça .. Grande Samaria!!!!!!

    ResponderExcluir