VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

E se eu não tivesse ido tinha perdido, e você, perdeu?


I Corrida de rua de Várzea Alegre


Uma rua linda, a Rua da Festa de Agosto, foi tomada por um povo alegre, vestidos à caráter, veio à minha mente uma São Silvestre! Todos estavam animados com a I Corrida de Várzea Alegre. Todos se falavam, riam e se alongavam! 

Ah a paz que transcende todos os esportes, sim ela estava lá! Movendo os corações de uma gente  “que não tem tempo ruim”!

A recepção era abraço caloroso, como o que recebi de Flavin (Flávio Cavalcante). O incentivo era  gente se misturando que nem formiga em formigueiro “espantado”. E veio gente de longe conhecer o Torrão Amado! 

O ânimo era ver Augusto César com seu sorriso contagiante colocando a corrida com o astral lá em cima, acima das nuvens! Esperança era ver senhoras cheias de vigor e coragem de enfrentar o percurso como minha mãe Madalena que tirou o 1º lugar em sua categoria com 67 anos de idade.

Não faltou nada ou se faltou não fez falta, mas excedeu-se a simpatia, o amor e a exímia organização. Impressionante a competência dos organizadores, em cada curva um incentivo  e quero registrar a euforia e alegria de Paulinha de Quincô, funcionária de um dos patrocinadores. Gente que tem gosto de elevar o nome da alegre Várzea Alegre até o infinito e além!!!

Próximo ano, não deixe de ir, foi de longe o melhor domingo que a Terra dos Contrastes já teve!

Fatinha Gregório
Foto de Augusto Cesar

Outros participantes!

Fernando Sousa
Cheila e Elizafran
Participantes da I Corrida de rua de Várzea Alegre.
A alegria mostra o grande evento realizado na cidade com a participação de todos.
Parabéns!
Participantes da Casa & Cia

17 comentários:

  1. Adorei Fatinha.Revivi com seu emocionante texto os deliciosos momentos dessa marcante manhã de domingo.

    ResponderExcluir
  2. Amei escrever, obrigada pelo convite...

    Fatinha Gregório

    ResponderExcluir
  3. CADE EU KKK ,GOSTEI MUITO DESSA CORRIDA NOTA DEZ

    ResponderExcluir
  4. QUERIDA FATINHA; AMEI SUA COLOCAÇÃO, LINDO SÓ A ALMA DO VERDADEIRO VARZEALEGRENSE SABE A ESSÊNCIA DE SUAS PALAVRAS!!! UM GRANDE ABRAÇO E MEU MUITO OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, obrigada você pela alegria e animação!!!
      Fatinha Gregorio

      Excluir
  5. Francisco Tiago Alves de Sousa pode enviar sua foto que será postado.

    Obrigada a todos que visitaram a página.

    Obrigada Fatinha Gregória pela colaboração no Memória Varzealegrense.

    ResponderExcluir
  6. Não pude ir, mas com certeza na próxima irei. Parabéns para os organizadores deste grande evento realizado em Várzea Alegre.
    A cidade está de parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Flávio Cavalcante por ter conseguido juntamente com outros, com muitos esforços, levantar dentro da cidade meios para a realização deste grande evento. Sabemos que sem a participação do povo nada se consegue e também com a insistência daqueles que não desistem nunca, e um desses é você, que mesmo de longe não esquece o seu ponto inicial, sua terra natal. Meus parabéns.

    Também parabéns aos participantes, sem eles nada se faz. Fatinha Gregório, um ótimo relato de seu sentimento com a participação das pessoas.

    Participarei da próxima como voluntário.

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luiz.
      Grande abraço.
      Um dos diferenciais da Corrida de Várzea Alegre foi o povo nas calçadas. Todo mundo vibrando com o evento e estimulando os atletas. Foi demais.

      Excluir
  8. Parabéns Fatinha, fiquei muito triste porque não pude ir, mas a leitura do seu texto me fez sentir-se lá.

    Antonio Júnior

    ResponderExcluir
  9. Várzea Alegre terra de um povo festeiro!

    ResponderExcluir
  10. Ano que vem quero ver tudo de novo a mesma festa e com mais participantes.
    vambora correr várzea alegre

    ResponderExcluir
  11. Valeu, Rafael Almeida Silvestre, você é realmente um Campeão, ficamos muito alegre e ao mesmo tempoo vamos, agradece a todos os nossos parceiros, Secretaria de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte, Prefeitura Municipal de Juazeiro dos Juazeirenses, BT Petróle, Tenis e Trilhas, Igor Lobo, Acriativa Jóias, Vale FM, Clinica de Olhos do Juazeiro, Vítor Luna de Sampaio, Jota Rodrigues, Federação Cearense de Atletismo, Viação Pernambucana, Flávio Cavalcante, Brasilvita Crajubar, Brasilvita, Secretaria de Esporte e Juventude de Várzea Alegre-CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Sales...
      Todos os participantes deram show. Mas Rafael impressionou a comunidade varzealegrense pelo seu impressionante desempenho. Tanto fazia estar no plano, subindo ou descendo ladeira, ou entrando em uma curva. Ele desfilou pelas festivas ruas, becos e avenidas de nossa Várzea Alegre.
      ABraços.

      Excluir