VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 13 de julho de 2013

Visita Cultural de Jovens - Memória Varzealegrense

VISITA CULTURAL DA JUVENTUDE AO ARTISTA PLÁSTICO BABINSKI



A Juventude Várzea-Alegre esteve no atelier do artista plástico Babiski, onde, juntamente com a sua esposa, Lídia, nos receberam de forma simpática, carinhosa e atenciosa. 

Tivemos a oportunidade de conhecer suas artes plásticas, sua História de vida e tantos outros ensinamentos. Foi apresentado pelo Badisnki as suas artes, como surgiu cada obra sua e processo de confecção. 

Gentilmente trouxe-nos palavras sábias e edificantes sobre váriois temas, como política, artes, direitos humanos, natureza, educação, trabalho e de questões políticas atuais. 

Suas palavras cheias de sabedoria prenderam a atenção da juventude presente, a qual, admirada, as ouviu de forma atenciosa e maravilhada. 

Foi de grande valia a Visita Cultural da Juventude, pois através dela fizemos uma justa homenagem a esse grande homem e artista plástico, Babinski, semeamos na mente e no coração desses jovens o sentimewnto de cidadania, o conhecimento prático das artes plásticas, o sentimento de confraternização e de igualdade social e recial, e tudo isso transformando os pensamentos e o foco dessa juventude, tirando-a de um mundo de pensamentos e visão pequena e fútil para uma pespectiva de um mundo melhor, de uma visão de um futuro próspero e de exelência, aumentando a auto estima, a esperança de uma vida melhor, uma nova e edificante visão de vida, sendo eles um exemplo a ser dado para outros jovens. Parabéns Juventude Várzea Alegre. 

E o nosso muito obrigado ao Babinsk e a Lidia Babinski. 

Valeu. 

Klécio Fiuza - Klecinho
Fotos: Klécinho 


Um comentário:

  1. Parabéns Klécio Fiúza por essa iniciativa.

    Levar os jovens a ter outros interesses a não se ser apenas: Bandas de Forró, São João, Carnavais, Festa de Agosto...., tem muitas outras coisas além disso em Várzea Alegre. Não que essas sejam ruim, nada disso, mais precisam descobrir outros interesses também. Faz parte da Cultura.

    ResponderExcluir