VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Luiz de Mundoca - Memória Varzealegrense


Na década de 1950 do século passado, Antonio Maximo do Iputi comprou uma camionete e entregou ao filho caçula Antão Maximo. Luiz de Munduca, um desajuizadinho estava sempre a porta da garagem quando Antão se preparava para fazer qualquer viagem. A historia era mais ou menos assim: Sempre que Antão ligava o carro o Luiz perguntava:
Prondi vai?
Antão respondia: Vou deixar essas rapaduras no Cedro.
Tu me leva?
No outro dia era a mesma coisa.
Prondi vai? Vou deixar estas palhas de coco no Ingem Velho pra cobrir a barraca de Zabé Carro.
Tu me leva?
De tantos “prondi vai e tu me leva’ Antão perdeu a paciência e disse: Vou dá o fundo!
Então o Luiz passou uma mão na outra, pensou um pouco e respondeu:
Tu vorta logo.

3 comentários:

  1. essa do munduca é simplismente demais.rodrigo camboim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Lisboa, mas ele pensou antes de dar a resposta. Foi bem esperto.

      Excluir
  2. Luiz Duarte Folhas, carinhosamente conhecido por Luiz de Munduca, era uma pessoa que não tinha as "faculdades mentais" perfeitas.Diziam os mais velhos que o pai dele, Munduca, era casado com uma irmã e não sabia. Entretanto, quase todos os seus filhos, nasceram perturbados. Inclusive Mundim do Vale, o Luiz de Munduca era meu parente bem próximo.

    ResponderExcluir