VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 13 de julho de 2013

002 - Dalmir Freitas - Histórias de Varzealegrense

Na minha terra,no começo dos anos 60 quando era mais ou menos as 16:00h, começava a especulação se em Várzea Alegre ia ter luz naquela noite, "fulano vai ter luz hoje?", "nem sei, eu vi dizer que não, o motor parece que está desmantelado", e assim era nossa vida. 

Más vejam, independente de ter luz ou não, o ritmo da cidade não alterava,o comércio, os restaurantes da época ,que a gente chamava de cafés, não se preocupavam com a escuridão que se aproximava pois nada iam afetar seus negócios. 

Era um vai e vem de bolos para as padarias, quase todos os restaurante tinha sopas de galinha e costela de boi, doces de leite, tijolos coisas de qualidade,linguiças as melhores que eu já conheci, cada um com sua especialidade, assim: Pereira, o melhor doce de leite cortado, Isa e sua mãe, o melhor doce e tijolo de leite, João de Adelha, a melhor linguiça, um bolo espetacular, sopas maravilhosas, as irmãs Pajés também faziam coisas maravilhosas, bolos, doces etc., seu Elpídio, o mesmo cardápio, más muito bom também, Alaide, o mesmo cardápio.

Meu irmão, quando era 21:00h com luz ou sem luz, por acaso você recebesse uma visita, não tinha mais nem um pedaço de osso pra você comprar, o povo tinha consumido tudo.

No comércio, aquela praça dos motoristas era grande e do lado de Luiz Cavalcante, a calçada era alta ,e mais ou menos as 17:30h quando não ia ter luz a gente ficava sentado na beira praça acendendo as Lampadas Petromac, Eu, Luiz Cavalcante ou Pista, Senhor, Antonio de souzão, João de Zé Marcelo, Santim ou Raimundo, Senhozim, naquele espaço de tempo a gente se divertia,pois era quando a gente tinha tempo pra conversar.

Eita!

Dalmir

Um comentário:

  1. Maravilha de tempo que se foi, resta apenas uma saudade de uma juventude sadia, que sabia o que era divertimento. Parabéns pelas memórias.

    ResponderExcluir