VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

005 - Antônio de Sátiro - Memória Varzealegrense


Antonio de Satiro, per'aí, mais respeito.  Dr. Antonio de Satiro. Nossa amizade é doutor formado dentista e, embora moço sem bondade, merece o mais caprichado "Doutor", pela habilidade com que fussa as foças bucais de suas vitimas, na batalha odontologica de tira e bota, conserta e remenda. É dos conterraneos que mais admiro e estimo. Perfeito filosofo, alma desprendida e boa, inteligencia primorosa, com ele não tem gogó. 

Uma vez chegou em Cedro, vindo de ferias, e, como não encontrou transporte meteu o pé na estrada, rumo à Rajalegre, onde chegou, assoviando e euforico. Dr. Satiro é mais um dos muitos doutores com que sua ilustre familia vem abrilhantando a cultura varzealegrense.

Um comentário:

  1. Antonio de Satiro fez vestibular para direito e foi um dos primeiros colocados.

    Chegando em casa, no sitio Boa Vista, vestiu um terno, pôs uma gravata se empertigou em frente do espelho e disse:

    Meretrissimo Juiz de Direito desta comarca, Senhor promotor de Justiça, membros do conselho de sentença, este rapaz matou a mãe para roubar-lhe, mas ele estava coberto de razão. Parou, pensou um pouco e disse: Essa não é profissão para mim.

    Foi novamente a Fortaleza e fez vestibular para odontologia, logrando bom esse. Depois de formado viveu a vida aliviando as dores de dentes de nossa gente.

    Salve Dr. Antonio Satiro.

    ResponderExcluir