VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dona Dozinha Fiúza - Memória Varzealegrense


Verdadeiramente uma "recordação" de alta expressividade. Uma "relíquia" inquestionável, indescritível. 

Nessa lembrança fotográfica, de tantos anos passados..., mas que ainda se preserva de boa qualidade, nobres pessoas, de saudosa memória, que integraram uma das mais tradicionais e respeitáveis "famílias" varzealegrenses: a prestimosa família FIUZA. 

Essa foto é rara, datada de 31/05/1917, onde se vêem, da esquerda para direita: A centenária Dona Dozinha Fiúza, então com 10 anos, sua mãe, Benedita Fiuza(conhecida como Dona Ditinha), seu Pai Raimundo Fiuza e seu único irmão, Fiuzinha.

Nessa família caprichadamente reunida na foto, podemos encontrar a origem, o início de uma das mais "notáveis" história familiar/sócio/educacional do nosso povo varzealegrense; sobretudo, na vida dessa linda criança, carinhosamente, arrumada, trajada, DOZINHA FIUZA. 

Na inocência dessa cabecinha de bela "MENINA", uma fecunda "trajetória de vida" se projetava. 

Não imaginava, ela, quão grandes e valiosos passos iria dar na sua caminhada. 

TEODORA GOMES FIUZA ou dona DOZINHA, como era tratada entre os familiares e amigos foi uma autêntica "baluarte" tanto dentro do ambiente familiar, como dentro do espaço educacional; no qual ingressou muito cedo como professora rural e foi longe, como eximia professora/educadora já exercendo referida atividade em Escolas da cidade. Uma guerreira, sempre, movida pela FÉ, esperança, determinação, sabedoria. 

Soube, com muita paciência, perseverança, coragem, prudência, diplomacia abraçar e vencer todos os obstáculos, todos os desafios que lhe foram impostos, confiados dia a dia ; que não foram poucos e leves, mas, sim, diversos e pesados. 

Criou e educou sua família dentro dos mais virtuosos ensinamentos: os PRINCÍPIOS DA DOUTRINA CRISTÃ. 

Nossa "memorável" Dona DOZINHA, com muito merecimento, galgou um abençoado CENTENNÁRIO; em cujo percurso de vida , edificou e reservou-nos um glorioso LEGADO. 

Com certeza, hoje, ao lado dos seus familiares , desfruta das maravilhas do "REINO DE DEUS"! 

VALEU essa grandiosa postagem....que veio enriquecer bastante o conteúdo do "memória".

Isabel Vieira

Um comentário:

  1. De parabéns, estão os descendentes de seu RAIMUNDO FIUZA e dona BENEDITA FIUZA ( Ditinha) pela felicidade de ter essa "lembrança" tão bonita e tão "preciosa"...de um tempo já tão distante...

    ResponderExcluir