VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Memória - Memória Varzealegrense



MEMÓRIA - SÁVIO PINHEIRO - Dedicado ao Memória Varzealegrense


O rever retumbante da história,
Das raízes, das lendas, dos costumes
É regar um canteiro de estrumes
Pra colher, no futuro, imensa glória.

É cantar a beleza da vitória,
É enxergar o piscar dos vaga-lumes,
É sentir o bom cheiro dos perfumes,
É guardar o passado na memória.

Ao buscar o valor da exata origem
Sem temer a impureza da fuligem
Faz galgar grande passo, no presente.

E se acaso, existir puro bairrismo,
Marchará para um cosmopolitismo
De maneira solene e permanente.

3 comentários:

  1. Dr. Sávio Pinheiro,
    O Memória Varzealegrense agradece imensamente a dedicatória do Soneto "MEMÓRIA". Realmente foi assim que começou: regando um canteiro, regando uma ideia, onde a "MEMÓRIA" não ficasse no ESQUECIMENTO.

    Até que saiu, começou bem pequeno, na dúvida, sem saber se daria certo, e hoje já é quase um menino!

    A participação de TODOS está fazendo com que cresça mais e mais.

    GUARDAR O PASSADO NA MEMÓRIA É: GUARDAR O PASSADO NO PRESENTE E NO FUTURO!!

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Eita doutor danado e arretado....além de curar o corpo.. cura a alma com belos poemas!!!!!Esse é o Dr. Sávio da Rua Ze Correia Sobrinho!!!!Orgulho de ser vizinha e amiga!! rsrsr Grande abraço!

    ResponderExcluir