VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Maestro José Ribeiro - Memória Varzealegrense

BANDA MAESTRO JOSÉ RIBEIRO - VÁRZEA ALEGRE-CE 
onde tudo começou!

A Banda de Música Maestro José Ribeiro da cidade de Várzea Alegre foi fundada segundo registros em 1913, quando teve o seu primeiro maestro então desconhecido ou de nome não recordado pelos que vivenciaram aquela época. 

Hoje, próximo aos 100 anos de sua existência. Muita história e boa música foram feitas, muitos nomes passaram por aqui, vários maestros: José Ribeiro, Mestre Antônio, Mestre chagas, Zé Chagas e por último o maestro Antônio Genival. 

Além de maestros músicos também fizeram seu nome como Jairo Dinis, Prejo, João Batista, Antônio de Brilhante pai e filho, Seu Luiz, Pelé, Miá, João de Bitô, Leone, Buíca, Alex e tantos outros. 

A antiga banda cresceu durante todo seu caminho percorrido, chegando a formar com cerca de trinta componentes e a ter aproximadamente 40 alunos em processo de musicalização. 

Essa última geração participou de diversos festivais tais como FESBANFAM (Festival de Bandas e Fanfarras do Juazeiro do Norte) I, II e III edição, Festivais de música nas cidades de Farias Brito I e II edição, Jaguaribe I e II edição além de encontros de bandas nas cidades de Lavras da Mangabeira, Icó, Granjeiro, Cariús, Jucás e Nova Olinda e diversas apresentações em cidades da região, sempre arrancando do público elogios e se superando.

A banda Maestro Ribeiro tem um tradicional repertório repleto de dobrados, porém com o seu desenvolvimento a banda passou a incluir músicas de um nível mais alto do que as já executadas pela mesma, como os dobrados sinfônicos: Janjão, Brigada Jacinto, Coronel Bogey, Arcanjo Soares do Nascimento, Os Flagelados e até mesmo a sinfonia Nº 40 de Mozart, mais a banda não se prendeu somente as suas tradições, além dessas e outras peças maravilhosas que a banda já tocava foi incluso no repertório músicas mais populares como Na baixa do sapateiro, Aquarela do Brasil, Tico-tico no fubá, Folia brasileira e tantas outras, era nesse momento em que a banda vivia seu apogeu (das últimas décadas) dessa última geração que passou, no ano de 2007. 

Vale apena ainda salientar que dentro dessa mesma geração muitos músicos se profissionalizaram na área da música em seus diversos campos atuando na mesma cidade, cidades vizinhas e até mesmo em outros estados. 

Sendo que estes sempre que possíveis estão presentes compartilhando os aprendizados adquiridos com os vinte componentes entre músicos e alunos em processo de musicalização que fazem parte da banda atualmente, que além do ensino básico obrigatório de teoria musical antes estudar algum instrumento, podem optar pelos seguintes instrumentos: flauta, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba, bateria e percussão. Atualmente a banda possui um repertório bastante eclético incluindo dobradas, valsas, sambas, baladas, baiões, mambos e musicam internacionais.

Ricardo Felix 


Primeira Banda de Várzea Alegre - identificação: 01-Antônio Cassundé; 02-Mundinho Tiburcio; 03-Mundinho Proto; 04-Cícero Brasileiro; 05-Zé de Sousa; 06-Antônio de Sousa; 07-José Joaquim; 08-Miguel Afonso; 09-Padre Zé Gonçalves; 10-josé Pelado; 11-pedro Silva; 12-José Neto; 13-Dudal; 14-Peixinho
Identificando: Mestre Chagas na frente em seguida Expedito de Rosa, Jacinto, Seu Luiz Preto, Zuquinha, Zé de Mestre Antônio, Antônio de mestre Chagas, Chico Felício, Eu (Francisco Jose) o 3º da coluna do Seu Luiz Preto, e Vicente de Edimilsom. Eram integrantes da banda que não aparecem na foto: Antônio Briante, Mané de Mestre Antônio e João de Vitor.

Raimundo de Edmilson, Lauriano Brasil de Castro, mais conhecido por Leone, Francisco das Chagas do Nascimento (Maestro Chagas) Antônio José de Sousa(Pelé), Seu Luiz pai do Pelé, Antonio Gilberto de Lima e o poeta Israel Batista. Atrás Ancelmo. Alex neto do Maestro Chagas, por trás do Maestro Chagas Seu Prejo tem João de Bitô e por trás de Pelé e Seu Luiz Preto está Seu Manoel Frandeiro, e em seguida os brilhantes do tarol é Dão (in Memorian).
Sr. João Batista
Mestre Chagas
Banda de Música Maestro José Riberio, Várzea Alegre - CE, em frente a capela São Vicente, na ocasião de homenagem feita ao Mestre Chagas. Duas gerações juntas!
Banda de Música Maestro José Ribeiro - Várzea Alegre - CE, temporada na cidade de Grangeiro - CE durante os festejos da padroeira da referida cidade.
Banda de Música Maestro José Ribeiro - Várzea Alegre - CE, no encerramento dos festejos do Padroeiro São Raimundo Nonato, 31 de agosto de 2007.
Banda Maestro José Ribeiro

Texto: Ricardo Felix
Fotos: Memória Varzealegrense

3 comentários:

  1. É um orgulho ver meu Bisavô Zé de Sousa como integrante da 1ª banda de Musica de Várzea Alegre, junto com seu irmão Antonio de Sousa, infelizmente ele faleceu cedo, mas ficou marcado a importância que esses senhores tiveram na história da musica varzealegrense, deixou de herança para seus filhos, netos,bisnetos, tetranetos, que hoje representam o melhor de nossa musica, como Pedro Sousa, Fernando, Nonato, Junior Sousa e as Escolas Unidos do Roçado de Dentro e Sanharol, ja que somos praticamente uma só familia.

    ResponderExcluir
  2. Já é um começo mais falta muito ainda sobre a História da Banda de Música de Várzea Alegre.

    Precisamos resgatar tudo isso, parabéns para os que já estão tendo a iniciativa.

    BANDA MAESTRO JOSÉ RIBEIRO - VÁRZEA ALEGRE-CE
    PRECISAMOS SABER MAIS!

    ResponderExcluir
  3. BELÍSSIMO TRABALHO ESTE DO MEMÓRIA VARZEALEGRENSE

    ResponderExcluir