VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

006 - Varzea-Alegre, politica antiga.

Onde existia um foco de resistência, de oposição aos Correia o pau cantava. Na eleição  para o mandato de 1951 a 1954, Chegou a Várzea-Alegre  um pelotão composto  por um tenente, um sargento, um cabo e nove soldados.

Puseram-se no sitio Lagoa do Arroz para que impedir a entrada  na cidade dos eleitores dos sítios Sanharol, Serrote, Boa Vista e São Vicente, reconhecidamente  reduto de oposição aos Correia.

Dali ninguém passava, o tenente dizia: pra onde você pensa que vai?  O caboclo dava meia volta e voltava com o rabo entre as pernas.

O velho José Bezerra do São Vicente, depois do meio dia, saiu rumo a cidade, no que foi seguido  pelos ribeirinhos. Quando Chegou na Lagoa do Arroz, o Tenente perguntou: Pra onde o senhor pensa que vai?  Ele respondeu sem medo: Vou votar, e não vai ser você que vai impedir. Avançou, no que foi seguido pelos demais. 

Restou ao tenente dizer: velho mais teimoso. As urnas foram  apuradas em Lavras de Mangabeira e o resultado não podia ser outro: Deu Adelgides de Figueiredo Correia.

Pior que o pelotão da policia militar era a segunda opção ou seja a recorrência ao grupo de cangaceiros do Padre Cicero. Os Sátiros da Boa Vista, opositores dos Correias, receberam a visita do exercito juazeirense e o cipó comeu no lombo, do menino ao velho. 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário