VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 1 de setembro de 2013

Apelido Piau - Memória Varzealegrense

CARDUME DE PIAUS - Mundim do Vale


Já estamos com quase um ano com o blog do Sanharol e ninguém teve a curiosidade de saber de onde vem esse meu apelido de Piau. Como o primo Morais não atentou para isto, eu vou me antecipar.
Meu avô  Joaquim José Vieira e seu irmão mais velho Francisco Vieira da Silva, saíram com alguns primos e amigos para uma pescaria no Sanharol.
Chegando lá encontraram um poço raso e começaram a pescar com latas de querosene sem fundos. Uma hora lá meu tio avô Francisco, baixou a lata e prendeu dois piaus. Pegou um deles, prendeu ainda vivo nos dentes e foi tentar pegar o outro. Naquele momento abriu a boca e o peixe desceu de goela abaixo. Foi um Deus nos acuda na margem daquele poço. Enquanto o peixe batia meu tio Chico sofreu um ataque combinado com vômito e diarréia. Mas depois que o piau morreu tudo voltou a normalidade.
Por conta daquele acidente, ficaram chamando  meu tio de Chico Piau. Meu avô que era mais novo, ganhou  também o apelido de Joaquim Piau. Meu pai por direito, ficou sendo Pedro Piau e eu herdei compulsoriamente o apelido de Raimundinho Piau. E assim o apelido já vai atingindo a quinta geração.
Meu tio Chico Piau, morreu com 84 anos, aqui na cidade de Fortaleza, onde negociava com fumo.
Ficou da sua descendência um grande cardume de piau nas cidades de Várzea Alegre e cedro. Deixou também um cardume menor aqui na cidade de Fortaleza, que foi fruto de mais dois relacionamentos.

Dedico esse causo, a todo o cardume de Piaus.
Raimundinho Piau.

Um comentário:

  1. Mundim.

    Agora eu falo como o meu neto Aluisio que pra tudo diz: Eu não acredito.

    Pois bem: eu não acredito que voce imaginasse que eu não con hecia esta historia da pescaria.

    Hoje postei neste espaço a origem da familia e não a origem do nome.

    Grande abraço.





    ResponderExcluir