VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Lembrando J. Leandro - Memória Varzealegrense

Lembrando Joaquim Leandro - Giovane Costa


Joaquim Leandro Bezerra era o filho caçula de Manoel Leandro Bezerra e Glória Maria de Jesus.Nasceu e foi criado no Sanharol.

Foi protagonista de uma história muito triste.
Em 1925, com nove anos de idade, perdeu o pai. Em 1929, faleceu  a irmã Francisca Leandro Bezerra (Fransquinha) Em 1930, ficou órfão também da mãe.

Em 1943. com 27 anos foi levado pelo irmão Zé Leandro junto com Antônio e Raimundo Leandro para Fortaleza para de lá irem de navio para o Amazonas, numa aventura do ciclo da borracha (seringa).

Ao chegarem na capital Fortaleza, tinham que passarem por uma triagem, a chamada inspeção de saúde.Meu pai Antônio Leandro foi reprovado, pois o médico o achou "muito displicente" para aquela árdua missão.

Viajaram, Chegando no local onde deveriam ficar, não sabemos ao certo qual lugar, tinham que ficarem em Barracões. Aconteceu que Joaquim Leandro ficou num local e o irmão Raimundo em outro barracão.

Com uma semana de trabalho, num dia de domingo, Raimundo saiu da sua barraca para visitar o irmão onde este ficara. ao chegar no dito local, teve a infeliz informação dos trabalhadores daquele setor que seu irmão Joaquim, logo que chegou pegou uma malária (febre cezão, como chamavam) e morrera em pouco tempo que havia chegado. Raimundo Leandro só pode ver a cova onde o mesmo havia sido enterrado, as roupas e alguns poucos pertences que tinha deixado.

Raimundo Leandro Bezerra chegou a adoecer mas ainda pode voltar para o Ceará onde veio a falecer no ano de 1966.

Giovane Costa
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário