VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

007 - Várzea-Alegre, politica antiga.

Hamilton Correia


Na eleição para o mandato de 1954 a 1958 Hamilton Correia foi o vitorioso, e, fez uma das maiores administrações daqueles tempos. Construiu varias obras importantes, a Barragem da Cachoeira Dantas, a Ponte da Eugênia, o prédio da prefeitura e algumas escolas, entre elas a Figueiredo Correia, José Correia Sobrinho, Antão Leandro Bitu.

O adversário no pleito foi o empresario e industrial Joaquim Afonso Diniz. Dizem que Laura da Formiga prometera a Menini Bitu votar com o Hamilton e a Balbina Diniz a votar no Joaquim Diniz. No dia da eleição, Laura conversava descontraída com o Meninin quando Frazo do Garrote se aproximou e disse: Laura eu não acredito que você fez isso, tão boa que Dona Balbina é com vocês da Formiga, você votou  contra Joaquim Diniz? 

Laura  respondeu: isso é o que você pensa, eu votei foi nos dois.

Musica da Campanha de Joaquim Diniz adaptada a "Lá no Meu pé de serra":

Na boca da urna
Vamos ver quem é feliz
Todo mundo sabe
Que é o senhor Joaquim Diniz
Aba da Serra, Juazeirinho e Canindé
Está tudo decidido quem tem voto é Josué.

Não foi desta vez ainda,  precisou aguardar mais um pleito. Só em 1962, com Josué Diniz  os Correias perderam a eleição e a hegemonia de tantas décadas.

Um comentário:

  1. nossa que bom ver a foto do dr Hamilton correia pra mim ele foi o medico da minha familia e fez muito por VARZEA ALEGRE EU LEMBRO

    ResponderExcluir