VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 1 de setembro de 2013

Curiosidade - memória Varzealegrense

CURIOSIDADE - Mundim do Vale


Porque Mundim do vale?

Meu nome de registro é: Raimundo Nonato Bezerra de Morais.
Em Várzea Alegre eu ganhei o apelido de Raimundim, por conta da minha pequena estatura. Em Fortaleza, Tadeu de Zé Tavares diminuiu para Mundim.
Certo dia nós estávamos no Pecém quando chegou Mundim de Chico Luís.
Tadeu para não misturar os Mundins, passou a me chamar de Mundinzim. Caracterizando mais um contraste de V. Alegre. Eu fiquei diminutivo no apelido e aumentativo no extenso.
Nesse período eu assinava os trabalhos com o nome de Raimundo Morais.
Numa ocasião eu estava no aniversário do segundo ano do programa Ceará Caboclo e comigo estavam o poeta e comunicador Dílson Pinheiro e a comunicadora e contadora de causos, Lourdes Amorim ( Mana Véia )
No meio das comemorações a Mana Veia disse:
Morais. Vamos criar um nome artístico para você. Já lhe chamam Raimundim, nós vamos reduzir para Mundim.
Um amigo do Cedro que estava presente lembrou:
- E ele é lá do Vale do Machado.
Lourdinha completou:
- Pronto. MUNDIM DO VALE.

Mas o desafio era Qual o segundo e mais importante motivo, que fez com que eu adotasse o nome artístico.
Pois bem; Eu tinha na Família do meu pai, Leonarda Bezerra do Vale. Na família da Minha mãe eu tinha um tío com o nome Laís Sérgio Bezerra do Vale.

Daí o Vale foi aproveitado por três fastores siignificativos.

Dedicado ao cardume de Juazeiro do Norte, que são muitos.

7 comentários:

  1. Mundim.

    Eu sou do cardume do Crato. E, tenho muito orgulho de ser seu amigo, seu camarada e sobretudo seu parente.

    Eu me considero polemico, rebelde e desobediente, assim é que vou levantar uma polemica, na próxima postagem neste espaço.

    Aguarde.

    ResponderExcluir
  2. Mundim, e eu tu sabes bem de que cardume sou. Nem preciso falar, mas vou dar umas pistas aos curiosos: das Bravas - Cariús ao Vale do Machado, Boa Vista - Várzea Alegre. O sangue que corre nas veias é um pouco do teu cardume.
    Um grande virtual e virtuoso abraço
    da mesma Artemísia de sempre, mais experiente!

    ResponderExcluir
  3. Minha grande amiga. Você tá mais sumida do que sabonete de pensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raimundinho, realmente eu tenho andado muito ocupada. Estou trabalhando mais do que há 20 anos e continuo estudando. Todo tempo que tenho volto-me para as tarefas, mas já estou concluindo o curso e aí terei mais um tempinho, mas eu visito este blog todos os dias desde que ele foi criado. E adoro!
      Um abraço.
      Artemísia

      Excluir
  4. Eu digo que deu certo. olhe, Mundim é um mundo pequeno, vale é um pedaço de terra baixa e você sabe, Mundim do Vale é um pequeno mundo que VALE uma fortuna.
    Alguém casado com uma prima dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém casado com uma prima dele!! Foi boa: - Noslimde-edmilsoN

      Excluir
    2. Noslimde-edmilsoN, você é ótimo!

      Excluir