VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Lembrando Chico Francisco - Memória Varzealegrense

Lembrando Chico Francisco - Antônio Morais


Do respeitável clã dos Bezerra Lima do São Vicente, homem educado, prestimoso, personalidade forte, serio sem ser sisudo, brandura dupla por nomeação de São Francisco, pois era: Chico e Francisco.

Criatura das mais inteligentes e bem humorado de nossa terra, madeira pra toda obra, puro jacarandá da Bahia, exemplar pai de família, deu aos filhos a mais primorosa educação, exemplo vivo que era de sua decência.

Já passando dos 80 anos os filhos resolveram levá-lo ao médico para fazer uma bateria de exames. Feito os exames tudo muito bem, para a idade situação ótima.

Os filhos exigiram do medico que fizesse "um medo" no sentido de obrigá-lo a parar de fumar. 

Assim é que foi a conversa entre medico e paciente: Seu Francisco o senhor está ótimo, mas, tem uma coisa que o senhor terá que fazer imediatamente. Vai ter que parar de fumar. Olhe seu Francisco, fumar é muito prejudicial a saúde, fumar mata!

Chico Francisco olhou bem nos olhos do medico e lhe disse: Mas, mata devagar, eu fumo desde menino e, já estou com essa idade toda.

Fonte: Antônio Morais (facebook)

2 comentários:

  1. Saudades do querido Tio Chico e de suas "tiradas" inteligentes...

    ResponderExcluir
  2. Saudades do querido Tio Chico e de suas "tiradas" inteligentes...

    ResponderExcluir