VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

013 - Dalmir Freitas - Histórias de Varzealegrense

O CINE ODEON de Várzea Alegre tinha um espectador muito fiel , se comportava como se fosse funcionário do cinema, era o primeiro a entrar, o último a sair, sentava sempre em cadeira da última fila, sempre bem vestido e eu acho que tinha uma cortesia pois o gênero de filme não interessava, sua presença era garantida.

Eu me lembro que a gente gostava de perguntar, "seu Abel, qual o motivo do senhor sempre sentar em cadeira da última fila da frente?", e ele era taxativo, "é pra ver primeiro".

Quando o filme era histórico ele ficava muito empolgado e sempre se colocava na condição de dono da coroa, sua esposa RAINHA e os filhos herdeiros da coroa, era como se eles fossem os personagens da fita, e contava a gente tudo como se ele fosse um verdadeiro REI.

Pra quem não se lembre seu ABEL, era juntamente com sua esposa Maria e filhos, doentes mentais,pai de Leví e Chica do Rato e outro que não me lembro seu nome, protegidos por Antonio Costa e Dirceu Pimpim a quem prestava pequenos serviços.

Seu ABEL, com suas heranças,com seus quarteis lotados de soldados, com seus navios de guerra e com dezenas de CASTELOS no mundo todo, também faz parte das lembranças de minha infância em Várzea Alegre.

Eita seu Abel!!!
Dalmir

2 comentários:

  1. Mais uma curiosidade de Várzea Alegre: Uma família toda de deficientes mentais mas talvez uma das mais felizes da cidade, principalmente a RAINHA D. Maria proprietária de tantas PEDRAS PRECIOSAS e MARAVILHOSAS JOIAS! O Sr. Abel, ele era galã do filme, qualquer que fosse o filme, eu não tinha como proibir sua entrada.

    Edmilson

    ResponderExcluir
  2. O outro filho do Sr. Alberto era José. Aquele era o mais ajuizado.

    ResponderExcluir