VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Matriz em 1977 - Memória Varzealegrense

MATRIZ DE SÃO RAIMUNDO NONATO EM 1977


Ao passar 15 minutos do dia 15 de abril de 1977 a torre da matriz de São Raimundo Nonato em Várzea Alegre desabou.Foi um episódio muito triste para os paroquianos que já esperavam pelo acontecimento pois a torre já apresentava rachaduras e já estava inclinada para um lado. Depois de uma forte chuva, veio abaixo.

Na época o fotógrafo Leandro tirou fotos da igreja para vender como recordação da velha igreja, pois se esperava que toda a igreja fosse atingida.

Eis aí uma destas fotos:


Giovane Costa

2 comentários:

  1. A QUEDA DO PADROEIRO

    Na década de 70, houve um inverno muito pesado no município de Várzea Alegre e por conta daquilo, a torre da igreja matriz desabou trazendo com ela a imagem do padroeiro São Raimundo Nonato.
    Por coincidência ou milagre o santo nada sofreu, estava apenas desbotado pela ação do sol e da chuva.
    O fato aconteceu a meia noite, mas quando amanheceu o dia a pracinha da igreja já estava lotada de fiéis. Com a presença dos curiosos surgiu os seguintes comentários:
    Romana:
    - Isso só pode ter sido um castigo. Quem mandou o Pade Mota pintar a igreja de verde?
    João Mandu:
    - Isso daqui foi um milagre grande! Cuma é qui pode um santo se distabacar duma altura de mais de trinta metro e num quebrar nem um dedo? Apois meu subrim caiu dum coqueiro qui é muito mais baxo, mais ele quebrou as duas perna.
    Rosa Pagé:
    - Vixe Cuma ele é fei! Eu reparava ele lá imriba e pensava qui era mais bunitim, mais ele é mermo qui tá vendo Chico de Munda.
    Maria Bela:
    - Vôte! São Raimundo cum esse amarelo impombado, tá direitim Dedé de Frazo.
    O vigário aproveitou a tragédia e iniciou logo uma campanha para a reconstrução da torre. Enquanto desenvolvia os trabalhos, mandou o pintor Ildefonso Vieira Lima, renovar a pintura do santo.
    Depois da torre concluída, o nosso conterrâneo Otacílio Correia, conseguiu com o governador, uma equipe do corpo de bombeiros com uma escada Magirus para colocar o padroeiro de volta no seu lugar.
    A chegada dos bombeiros foi uma festa na cidade, o padre celebrou uma missa campal e benzeu a operação.
    Depois do padroeiro no lugar, os bombeiros se despediram recebendo os aplausos da comunidade cristã.
    Gregório Gibão que estava no meio da multidão, tirou o chapéu, colocou a mão na testa, olhou na direção da torre e gritou:
    - Ei Raimundão! Quando tu quiser trocar a roupa de novo, é só dispencar daí de riba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe, sei que é um causo, mas a imagem não despencou junto com a torre. A imagem por um milagre ficou na única parede da frente da igreja que ficou de pé. As pessoas devem lembrar que foram os bombeiros de Fortaleza que vieram tirar a imagem, depois de ser levantado um enorme andaime, porque não daria para ser retirada por escada Magirus. A parede além de tinha rachadura de um lado a outro, o que causou admiração aos próprios bombeiros!

      Excluir