VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

18 - Leilão de São Raimundo em 1962 - Memória!


Leilão da festa de São Raimundo Nonato em 1962. Local  Praça Principal da cidade, hoje Praça dos Motoristas. Menininho Bitu sempre foi o encarregado pelos sítios Sanharol, Roçado Dentro, Chico, Serrote, Boa Vista e São Vicente pela promoção das festas de São Raimundo Nonato.

Em 1962, Menininho teve um problema de saúde e foi substituído por Joaquim de Sátiro, da Boa Vista. A festa teve um envolvimento fantástico dos fiés e uma renda fabulosa. Esta é uma foto do leilão de São Raimundo Nonato, na Praça Principal da cidade, hoje a conhecida Praça dos Motoristas. A arrecadação do leilão está na maleta que um dos organizadores segura na mão. Vemos na foto varias pessoas conhecidas. 

Destacamos entre elas: Nicolau Sátiro, de terno, Mundinho de Benedito, João Bitu, Vicente Bitu de Brito, Joaquim Pretinho, Luís Bitu, com a mala do dinheiro e, Geraldo Bitu, de perfil. Parece-me que, hoje em dia, já não fazem mais este modelo de  promoção. O leilão foi desativado.

2 comentários:

  1. Memória....acho..ou melhor tenho certeza q esse Sr. de perfil é o meu pai.. Natercio, n tem como n reconhecer...Belíssima foto!!

    ResponderExcluir
  2. Candida.

    O de perfil não é o seu pai, o ultimo a direita é Geraldo Bitu. o pai do Magela.

    Identificação da esquerda para direita: Nicolau Satiro de terno, Mundinho de Benedito André, João de Meninim Bitu, garoto ainda, Vicente Bitu, Joaquim Pretinho, Luiz Bitu com a pasta do dinheiro, neste tempo podia mostrar, e por ultimo Geraldo Bitu.

    Nesse tempo a principal receita da igreja era originada dos leilões. A festa era mais religiosa e menos social. Diferentemente de hoje.

    ResponderExcluir