VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

002 - Raimundo Piau é Memória

RAIMUNDO PIAU É MEMÓRIA - Por Edmilson Martins - Dedicada a Mundim do Vale, Antônio Morais, Socorro Martins, Paulo Beserra, Nilo Jobson...


Raimundo Piau

Raimundo Alves de Morais (Raimundo Piau). Infelizmente não o conheci. Quando me casei com sua filha, em Novembro de 1963, ele já havia falecido.

Sei que em Julho de 1950, a procura de melhores dias para si e sua família, ele parte com destino a São Paulo e lá permanecendo até Julho de 1955 quando retorna à Várzea Alegre sua terra natal.

Sei ainda que por ocasião da sua saída para São Paulo ele se dirigiu à “Radiadora de Hamilton” como era chamado o serviço de alto falantes local, e cantou se despedindo dos parentes e amigos uma música com letra de sua autoria.

Aqui esta na íntegra a letra da música de autoria de Raimundo Alves de Morais (Raimundo Piau), memorizada por sua filha Socorro Piau, hoje minha esposa Socorro Martins que escreve:

REFRÃO

Oh! Várzea Alegre
Oh! Várzea Alegre
Eu vou embora
Muito longe eu vou ficar,
Oh! Várzea Alegre
Oh! Várzea Alegre 
Eu vou embora
Mas reservo o meu lugar.
                 
I

A Várzea Alegre
Bota um amor na gente
Que a gente chora
Quando vai se retirar
Eu só não choro
Por que o povo diz “oxente”
Será que este vai ao menos até lá?
Mesmo assim eu confio
Em São Vicente
Em Jesus onipotente
Que vou e torno a voltar.

II

Sinto saudade de deixar a Várzea Alegre
E os amigos que por aqui vão ficar
Agora eu vou dar uma volta no mundo
Mas confio em São Raimundo
Que ainda volta ao ceará
Eu sempre peço a N. S. de Lourdes
Que me dê vida, saúde
E recurso com que voltar.

Nota:

Raimundo Alves de Morais escrevia versos, mas pouco deixou registrado de suas composições. Alguns textos copiados em um caderno ficaram com seu filho José Piau.

Raimundo morreu em 1959 aos 50 anos, José também morreu de enfarto aos 55 anos em São Paulo. Os textos não foram recuperados.

Esta mensagem de despedida sabíamos de cor. De Meu avô eu consegui alguns poemas, mas de meu pai, só este canto marcado de amor à “terrinha” e de acentuada religiosidade. Lamento tê-lo perdido tão cedo, ele me fez falta a vida toda, mas sou-lhe grata pela herança que recebi: o amor à poesia e o prazer compulsivo de ler.

Socorro Martins

4 comentários:

  1. Prezado Edmilson Martins.

    Minha postagem anterior, rebuscou na minha memoria de menino, na difusão da amplificadora do Hamilton a voz do Luiz Gonzaga cantando Creusa Morena, e, do nosso estimado Raimundo Piau cantando os versos que você acaba de resgatar na integra para o bem de nossa memoria e historia.

    Apresentei os versos de forma atabalhoada, mas provoquei o resgate certo.

    Obrigado pela dedicação e parabéns pelo resgate.

    Grande abraço

    Antonio Morais



    ResponderExcluir
  2. Eu é que agradeço o fato de vc nos ter lembrado deste fato ocorrido com uma pessoa que apesar de não tê-lo conhecido se tornou tão querido e importante para mim.
    Edmilson.

    ResponderExcluir
  3. O Memória Várzealegrense agradece aos dois pelo saudoso resgate.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir