VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

004 - Histórias de Natécio - Memória Varzealegrense

QUESTÃO DE FUNDOS


Era conhecida por todos que vovô Natércio sofria de “prisão de ventre”. 

No afã de encontrar um remédio, uma meizinha, uma panaceia para curar este mal que lhe afligia, não se incomodava de contar para as pessoas, desde os amigos mais chegados até os recém-descobertos. 

Em sua casa na José Correia Sobrinho, conhecida rua da cidade de Várzea Alegre, não faltava leite de magnésia, nem “água de macela” na geladeira. 

E sempre que alguém indicava um produto infalível, logo Seu Natércio experimentava. 

Certa feita, em um raro passeio ao Crato, no pé da serra da Nascente da Batateiras, na saudosa e extinta Associação Atlética Banco do Estado do Ceará-AABEC, Natércio pareceu encontrar o que poderia ser a saída definitiva para seu problema, isto se a Medicina já fosse avançada o suficiente para tal procedimento.

Participando, com Dona Mocinha, de uma animada roda composta por bancários, amigos de meu pai e suas respectivas esposas, Natércio escuta atento o depoimento de uma mulher reclamando que há 3 dias estava indo direto ao banheiro com a popular “fininha”, também conhecida por diarreia, disenteria. 

Muito discreto, Seu Natércio conversa algo baixinho para Demontieux, então esposo da referida senhora. O marido socializou de imediato a proposta feita ao pé do ouvido:

- Pessoal, Seu Natércio acaba de perguntar se eu me incomodaria que ele trocasse de “fundo” com Fátima. 

Como o dela está há 3 dias “vazando direto” e o dele está há 3 dias “sem vazar”, daria certinho.

Colaboração de Alez Josberto Andrade Sampaio
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário