VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 4 de agosto de 2013

004 - Causo do Cine Odeon - Memória Varzealegrense

Causo Cine Odeon

Após a exibição dos filmes, geralmente nos dias em que passávamos seriados, íamos para a pracinha, situada em frente ao mercado, onde hoje é a praça dos taxistas, Valdefrance, Joemilton, Francivaldo, Zé de Borgin, e Osmundo Fiúza, meus fiéis seguidores, para ouvir a continuação do seriado, criado, montado e dirigido por mim com o seguinete elenco: Ed Martin (claro), Joe Milton (de rara bravura), Francis Waldon (Xerife local), Zed Borgin (um dos gatilhos mais rápidos do oeste), Ozi Mund dono de um dos maiores ranchos da região e... claro, não podíamos deixar de ter as famosas atrizes Rita Mary e Mary Help de inconfudível beleza.

Geralmente os episódios terminavam num grande perigo onde escapar seria quase impossível. Nesse dia, no final do capítulo, entra no saloon abrindo as duas bandas da porta com violência, empurrando um idoso que tentava sair, o temido pistoleiro Ted Killer e sua gang de assassinos, nesta ocasião estava sentado jogando ´poquer com alguns amigos o destemido Ed Martin. No Balcão estavam Francis Waldon e Joe Milton conversando com Ritta Mary, Ted Killer chega empurrando e separando bruscamente os dois, Joe Milton desfere violento soco no queixo de Ted Killer que cai violentamente sobre uma mesa que se quebra por completo. 

Aí começou a mais violenta briga de que se teve noticias para aquelas bandas. Ed Martin atira nos candelabros ficando o saloon totalmente às escuras, só si ouviam tiros para todos os lados. De repente: A Mensagem, não deixem de assistir o próximo episódio deste emocionante seriado.

Todos se levantam para ir para casa quando Osmundo arremata:

“Puxa! Eu acho que nessa briga vai morrer todo mundo!”

Colaboração de Edmilson Martins
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário